Como será o emprego no Futuro

Estação de trabalho Dell
WorkStation da Dell apresentado na CES 2017, voltado para industria criativa

Você está preparado para o mercado de trabalho do futuro?

Um pesquisa realizada pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) mostra que o mercado da indústria criativa no Brasil cresceu 90% entre 2004 e 2013. Esses profissionais podem trabalhar em áreas como publicidade, design, moda, cinema, tecnologia e pesquisa. Este ano, o Brasil deve chegar a um milhão de profissionais formais nessas áreas.

Antes vamos saber o que é essa tal indústria criativa

Essa tal indústria é formada por empresas, mão de obra e clientes, que estão envolvidos com produtos e/ou serviços que são desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade e capital intelectual.

Grande parte dessas atividades estão nos setores de cultura, moda, design, música, artesanato e  games. Também podem ser encontradas em outros setores como tecnologia e inovação, desenvolvimento de softwares, mobile, tv e rádio, cinema e fotografia. Além destes, há uma grande expansão sobretudo pelas diferentes aplicações via internet.

O mundo está abraçando a economia criativa

Em 2013 o relatório da economia criativa informou que o comércio mundial de bens e serviços criativos teve um recorde de 624 bilhões de dólares.  Neste mesmo relatório informa que 40 países pesquisados pela Unesco tiveram crescimento econômico, isto é, tiveram aumento de renda.

No Brasil isso não é diferente, aqui a indústria criativa teve sua base salarial como uma das melhores do mundo, deixando para trás países como Espanha, Itália e Holanda. No estudo da FIRJAN, Publicidade e Design empregam mais de 100 mil profissionais.

Estes profissionais além de conhecimento formal obtidos em cursos técnicos e faculdades também devem se especializar, essa especialização podem ser por cursos livres ou mesmo por curso voltados para o aperfeiçoamento de uma habilidade, como o caso da apostila Aprenda Pintura Digital e Desenhar com Sketchbook.

Uma amostra de que grandes empresas estão de olho da indústria criativa

Microsoft Surface Stúdio

Lançado em 2016 pela Microsoft, esta plataforma deu o pontapé inicial na corrida para apresentar soluções voltadas para os criativos.

Microsoft revelou em outubro um computador de alta performance destinado a designers, artistas e profissionais criativos, assim como uma atualização do sistema operacional Windows 10 que passa a mostrar conteúdo 3D.

Dell Canvas

Durante a CES 2017 que a DELL apresentou a sua solução para o mercado criativo. A exemplo da Microsoft que trouxe uma mesa com um elemento novo o Dial, a DELL também está de olho no mercado que cresce cada vez mais.

HP Sprout

É a aposta da HP que leva o conceito de uma nova maneira de usar uma mesa digitalizadora como entrada em um dispositivo e que também está muito voltado para a indústria criativa.

Apple Pencil

Lançado já algum tempo esse acessório é considerado uma revolução para quem usa o iPad (tablet) e canetas como meio de criação de esboços e até mesmo de artes. É mais um elemento voltado para os criativos.

Conclusão

Como podemos ver a chamada indústria criativa está aí com força total, grandes empresas de tecnologia estão cada vez mais investindo para essa indústria e será o futuro mercado de trabalho. Acredito que muito em breve teremos ainda mais empresas desenvolvendo soluções para os criativos. Quem se preparar agora vai ter mais chances, uma maneira de se preparar é justamente começando agora, treinando e  praticando.

No entanto, apenas praticar, sem ter um mentor sem  alguém que tenha experiência e que lhe ajude a encontrar a melhor maneira de evoluir seria como atirar flechas, mas muitas flechas vendado. Você até pode acertar vez ou outra, mas vai ter um grande desgaste.

O treinamento da Apostila Aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook que você baixou é o ínicio de uma maravilhosa caminha para atingir seus objetivos. Se ainda não baixou clique no link abaixo e/ou aproveite para curtir a página do Jasper Designer no Facebook, Instagram e Twitter

Um forte abraço e bora desenhar

-> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SUA APOSTILA GRÁTIS!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s