O que todo artista digital deveria saber para ter sucesso nas redes sociais

Marketing Pessoal por definição é:

Uma ferramenta usada para Promoção Pessoal para alcançar um objetivo. É uma estratégia usada para vender a imagem e influenciar a forma como as outras pessoas.

Trocando em miúdos, é como você vende a sua imagem ou qual imagem você quer vender para determinadas pessoas.

Aqui nesse post irei lhe dar algumas dicas que se usadas adequadamente irão ajudar a atingir seus objetivos. Sejam eles, arrumar um emprego, uma oportunidade de fechar serviços (jobs)  ou mesmo se tornar mais influente dentro de uma sociedade.

Então, leia até o final para não perder nenhuma dica.

Seja uma MARCA

A primeira coisa que devemos pensar é, nos tratarmos como uma MARCA. Se imagine como uma Coca-Cola ou uma marca que você goste muito e veja como ela se apresenta para a sociedade. Note que uma marca tem um cuidado com tudo que é postado nas redes sociais ou vai a público falar, as posições que toma e como, apoiar causas que são para o bem maior. Como uma MARCA devemos tomar os mesmo cuidados. Não entrar em discussões sobre times de futebol ou sobre qualquer assunto que não nos leve a lugar nenhum, que não ajude a nossa imagem. Pelo menos a imagem que desejamos passar.

A internet como aliada

Graças ao imenso alcance da internet, muitas pessoas podem conhecer seu trabalho, seu talento e assim aumentando sua rede de relacionamentos, network.

Como construir uma MARCA pessoal forte na Internet

Siga pessoas inspiradoras

Siga aquelas pessoas que te inspiram, as que você as tem como exemplo para seus trabalhos, isso vale também para empresas. Se gosta do trabalho da Blizzard, siga-os. Cuidado para não seguir famosos apenas por seguir, apenas por gostar de uma música ou por estar participando de reality no momento.

Mantenha contato com os inspiradores

Busque curtir, comentar e compartilhar publicações daqueles que te inspiram, isso faz com que você seja visto e cria uma maior empatia entre sua MARCA e de quem você segue, além daqueles que os seguem também.

Escolha canais adequados

Aqui vale ver em quais redes sociais as pessoas ou empresas que lhe inspiram mantém maior presença. Além disso, como nosso foco são imagens, o uso de redes que naturalmente dão mais destaques para imagens que para outros tipos de conteúdos devem ser usadas como carro chefe de seus posts.

Tenha mais de um canal

Muitas pessoas focam em apenas na rede social que mais gostam. Por exemplo, digamos que seus amigos mais chegados estão usando o snapchat, mas a comunidade de artistas usa mais o Pinterest. Mantenha as duas redes para ter um alcance maior e foque nas duas igualmente.

Use as Redes para divulgar seu Portfólio

As redes servem para publicar conteúdo menos descompromissados, menos formais, curtir, compartilhar e comentar publicações de outros, isso é a troca de interação. Use entre uma postagem formal e outra para divulgar seu portfólio, o link, algumas imagens, a ideia sobre um trabalho ou mesmo o esboço. Peça para quem te segue dizer o que acha e compartilhar.

Tenha prazer em publicar

Essa é uma dica muito importante, se você não gosta de fazer vídeos ou escrever textos, quem sabe não gosta de tirar fotos de seus trabalhos. Não faça, procure uma maneira diferente que você mais goste, que se sinta mais confortável. Se você não sente prazer no que está fazendo, existe uma chance muito grande de deixar de fazer por pequenos motivos. Como desenhistas acredito que a maioria de nós não tenha problemas em publicar imagens de nossos trabalhos.

Tente também não vê como uma obrigação, as pessoas notam quando está sendo verdadeiro ou quando está forçando a barra e sendo superficial.

Tenha atenção redobrada na sua descrição (biografia)

  • Tenha um avatar que te represente, o ideal que seja uma foto ou um auto retrato com seu estilo. Usar personagens de games, animes, filmes podem parecer legal, no entanto, não refletem quem você realmente é.
  • Descreva seu objetivo, se deseja desenhar para Pixar ou se deseja desenhar para ter uma vida mais divertida, descreva isso lá. Cuidado com aquelas descrições: Dono da Empresa Secadores de Gelo S.A.  ou Férias constantes.
  • Destaque as suas qualidades, cursos que fez, que tal começar falando do workshop de aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook. O mesmo vale para os programas que sabem usar ou está aprendendo.
  • Diga quais hobbies curte, quais animes, games, quadrinhos, séries, etc. Principalmente aqueles que estão alinhados com seus sonhos e desejos lá na descrição dos seus objetivos. Se você disse que gostaria de desenhar para a Pixar, legal mencionar alguns filmes deles não é mesmo?
  • Diga algo intrigante sobre você: Mencione um fato incomum e interessante que ocorreu com você, algo que lhe possa ser único. Exemplos: Adoro Tanto Monstros S.A. que sei as falas dos personagens. Faço coleção das melhores histórias dos X-men, ou até quem sabe, descobrir o nome do irmão do Kratos em God of War. Acho que já deu para entender.
  • Faça postagens regulares, não precisa ser uma agenda de posts, mas tente postar com alguma regularidade, principalmente sobre seus trabalhos, estudos e atualizações do seu portfólio.

Tire dúvidas compartilhe conhecimento

Não tenha medo de perguntar, pergunte, seja em fóruns ou nos comentários, isso irá fazer você crescer e claro ter mais visibilidade. Aproveite e compartilhe informações que descobriu, da mesma forma isso mostra o quanto você tem interesse e está envolvido com seus objetivos.

Conclusão

Ufa! Chegamos! Agora está pronto para explorar os benefícios do marketing pessoal nas redes sociais. Lembrando que, além de fazer publicações, curtir, compartilhar e comentar nas redes sociais é muito importante ter um portfólio. Aproveite e deixe o seu comentário ou se tiver alguma dúvida.

Se não sabe como criar seu um portfólio leia:

Aproveite e siga-me no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s