Como criar um portfólio eficiente

Um dos passos mais importantes para quem deseja realmente ter alguma oportunidade como ilustrador, designer ou algum reconhecimento pessoal é ter um portfólio.

Neste artigo você irá saber o que é um portfólio, o que é ter um bom portfólio e 3 indicações de como criar um online e totalmente grátis.

O que é um portfólio?

Quando era coordenador de um escritório de desenho e alguém vinha pedir emprego a primeira coisa que se perguntava era: – Você tem um portfólio?

Era estranho ver que muitos me olhavam de maneira curiosa, com um olhar questionador, como se tivesse lhe perguntado algo que nunca ouvira antes.

Em seguida, lhe explicava se tinha algumas pasta ou amostras de trabalho que pudesse ver.

Isso foi a algum tempo, mas, ainda hoje quando questiono alguém sobre ter um portfólio e que gostaria de ver. Recebo algumas respostas como:

– Tenho alguns desenho no Facebook e no Instagram. Isso já é alguma coisa, entretanto, não é um portfólio.

O ideal é ter um local onde estão seus melhores trabalhos, organizados por categorias, tipos e ideias.

O que é ter um bom portfólio?

Já vimos que ter um facebook, ou qualquer outra rede social cheio de imagens suas não é ter um portfólio. Segue algumas boas práticas para que se tenha um ótimo local para expor suas artes.

  • Tenha um site dedicado a exibir imagens;
  • Separe suas artes por tipos ou categorias;
  • Separe as 10 melhores artes e as dê notas de 1-10 e as coloque em ordem de decrescente;
  • Conte a história por trás de cada imagem, o que você esperava quando estava criando, qual era o propósito? Isso vai ajudar a dar mais credibilidade e mostra seu grau de interpretação de objetivos;
  • Tenha imagens em boas resolução (isso é boa qualidade);
  • Informe quais softwares usou, isso mostra seu conhecimento e domínio sobre um ou mais aplicativos voltados para desenho.

Essas dicas irão lhe ajudar a ter mais chances de conseguir bons serviços (jobs) e de ser mais bem remunerado pelos suas artes.

3 dicas de sites criar seu portfólio online grátis

A grande vantagem dos sites dedicados a criar portfólios é que não há necessidade de nenhum conhecimento das linguagens de internet como HTML.  São fáceis de configurar, geralmente apenas subir as imagens e colocar descrição e tags. Já estão configurados para otimizar a visualização de imagens como galerias.

Carbonmade

carbonmadeEste serviço tem uma página muito bem humorada, com unicórnios e cores fortes. Ao fazer uma inscrição, na qual já escolheu o nome do seu portfólio.carbonmade.com, já pode começar a descrever suas habilidades, criar projetos e colocar em cada um deles suas artes. Pode separar por estilos, estudos, rascunhos, etc. Além disso há um local para falar um pouco mais sobre o artista e colocar os seus contatos. Só há uma pequeno problema para quem não é muito ligado na língua do Tio Sam, o site é todo em inglês.

Behance

behance

Considerado um dos mais importantes sites onde se reúne grandes artistas, o Behance da Adobe, lhe oferece um site bem mais robusto. Se já tiver uma conta Adobe pode se usar a mesma para ter acesso ao serviço. Se não, terá que criar uma, de maneira convencional, usando e-mail e preenchendo um pequeno formulário. Depois basta começar a subir suas imagens e a fazer algumas descrições dos seus trabalhos.

Este serviço está em português e há aplicativos mobile e para tablets que facilitam a visualização. Além disso há uma forte comunidade lá dentro.

Aqui não há muito o que personalizar, todas as páginas são muito semelhantes e o que pode inibir alguns iniciantes e o alto nível dos artistas presentes, que podem servir como uma fonte de inspiração para alguns.

Portfoliobox

portbox

Este serviço é uma opção para quem deseja sair dos padrões do behance e não está muito em dia com o inglês. Há diversos modelos e conta com a opção de comércio eletrônico. Claro que por ser free você tem apenas a opção de colocar 10 imagens na galeria, como o objetivo é ter um portfólio conciso e bem estruturado.

Apesar de não ter um aplicativo dedicado como o Behance, suas páginas são otimizadas para visualização em mobile e Tablets e para compartilhamento em redes sociais.

Conclusão

Tenho certeza que com essas dicas já poderá colocar seus desenhos expostos para o mundo e o mais importante para quem realmente importa. Fique sabendo que além de ter um bom portfólio é necessário também que use as redes sociais para divulgar e criar network. Bem isso é assunto para o próximo post, aguarde que na próxima semana irei lhe enviar dicas de Como fazer marketing pessoal nas redes sociais e obter resultados.

Anúncios