Treinamentos

Que bom que você quer se tornar um faixa preta em produtividade, wordpress e inovação.
Por enquanto se inscreva aqui no site para não perder as novidades.
Atenciosamente

Jasper Designer

Anúncios

3 Sites para ganhar dinheiro com sua arte digital

Ganhe dinheiro com seus desenhos

Marmaid ilustração

Olá tudo okzão?

Uma das perguntas que mais ouço em sala de aula ou em palestras é:

“Como irei ganhar dinheiro como ilustrador, artista digital, designer, etc?”

Por mais que os diga: Há um vasto mercado e várias maneiras de ganhar dinheiro, nada melhor que indicar algo palpável.

Neste artigo irei indicar 3 sites que considero muito bons, claro que há outros e outras maneiras como opção para quem deseja faturar uma graninha.

Este sites que indico, necessitam de cadastro e uma conta seja em Banco ou de um serviço tipo Paypal ou PagSeguro. São todos de confiança, já usei e já recebi por alguns serviços, eles cobram uma taxa por trabalho realizado, algo como uma comissão, nada muito caro e nem dá para sentir. Todos tem uma área para usuários premium ou vips. Depois de um tempo consolidando sua MARCA na plataforma que mais se sentir confortável vale a pena pagar por ser um sócio VIP e ter as melhores ofertas de trabalho antes dos usuário free.

Como esses sites funcionam?

Na grande maioria são sites de leilão ou como preferem chamar de concorrência especulativa (spec work).

  • Nesse modelo, um potencial cliente solicita um trabalho ou uma ideia e divulga nesses sites.
  • Os jovens profissionais e aspirantes, escolhem em quais projetos participar e enviam suas artes, participando de uma concorrência com os demais.
  • Ao final do processo aquele trabalho que o cliente aprovou é quem irá receber o valor acordado.

Jasper… ouvi dizer que essa tal de concorrência especulativa é furada.

Bem, não estou aqui para entrar nessa discussão, mas vale dizer que dá para ganhar uma graninha extra e treinar suas habilidades.

WeLancer.com

Este serviço nasceu do Wedologos, uma plataforma voltada para a criação de identidades visuais que foi crescendo e agregando nela, serviços como criação de sites e ilustração.

No WeLancer o diferencial é que você divulga sua arte, você cria um portfólio. Para se cadastrar pode usar o facebook para iniciar o cadastro, mas você será levado para uma página com um formulário mais detalhado para criar senha e outras informações mais pessoas.

Freelancer.com

Este site pode ser usado tanto na língua original em inglês e/ou em português, você pode usar o Facebook para fazer um cadastro rápido e já começar a ter uma noção de como são os projetos solicitados.

Faça no entanto o cadastro completo para poder assinalar em que tipo de projeto gostaria de receber notificações.

99Freelas.com.br

Aqui também se faz o cadastro vinculando sua conta com o Facebook ou com Linkedin, a conta free lhe permite assinar até 10 tipos de serviços que gostaria de ser notificado e há opção de uma conta VIP na qual receberá notificações antecipadamente dos projetos, que ficam disponíveis por uma semana até que eles se tornem visíveis para toda a comunidade.

Outras maneiras de ganhar um grana extra

Além desses serviços de leilão existem outras maneiras que você pode utilizar para ganhar uma graninha e até fazer disso uma renda permanente, só vai depender do seu talento.

Sites de criação de estampas

A spreadshirt.com é um bom exemplo, lá você vende sua arte. Além de fazer cadastro, aceitar os termos, em inglês, leia com bastante atenção. Você poderá subir suas artes para o serviço e deixar disponível. Você ganha quando chegar a um certo volume de vendas e seus dólares serão depositados na sua conta. Tome cuidado, pois pode ser que esse valor seja convertido em produtos do site.

Site de venda de artes on-line

O site Zazzle.com.br é uma boa pedida para quem não domina a língua do Tio Sam. Aqui você cria uma pequena loja dentro da plataforma e envia suas artes para lá, usando uma produto como modelo. Você coloca para vender e ganha sobre os royalty das vendas.

Conclusão

Há muitas formas de se ter uma renda com ilustração, além das que citei aqui, você ainda pode ganhar sendo ilustrador de uma revista ou livro, de uma site ou até mesmo de uma animação. Acredito no entanto, que os caminhos que coloquei aqui sejam os mais acessíveis para quem está começando e quer ganhar um dinheiro com suas artes digitais.

Não posso deixar de falar que para tanto será necessário de um bom portfólio, fazer seu marketing pessoal e ter boas orientações como as que estão na Apostila Aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook.

Dica final

Leia os artigos sobre:

Deixe seu comentário sobre o que achou deste artigo e siga-me nas redes sociais para muito mais informações.

Como fazer marketing pessoal nas redes sociais e obter resultados

O que todo artista digital deveria saber para ter sucesso nas redes sociais

Marketing Pessoal por definição é:

Uma ferramenta usada para Promoção Pessoal para alcançar um objetivo. É uma estratégia usada para vender a imagem e influenciar a forma como as outras pessoas.

Trocando em miúdos, é como você vende a sua imagem ou qual imagem você quer vender para determinadas pessoas.

Aqui nesse post irei lhe dar algumas dicas que se usadas adequadamente irão ajudar a atingir seus objetivos. Sejam eles, arrumar um emprego, uma oportunidade de fechar serviços (jobs)  ou mesmo se tornar mais influente dentro de uma sociedade.

Então, leia até o final para não perder nenhuma dica.

Seja uma MARCA

A primeira coisa que devemos pensar é, nos tratarmos como uma MARCA. Se imagine como uma Coca-Cola ou uma marca que você goste muito e veja como ela se apresenta para a sociedade. Note que uma marca tem um cuidado com tudo que é postado nas redes sociais ou vai a público falar, as posições que toma e como, apoiar causas que são para o bem maior. Como uma MARCA devemos tomar os mesmo cuidados. Não entrar em discussões sobre times de futebol ou sobre qualquer assunto que não nos leve a lugar nenhum, que não ajude a nossa imagem. Pelo menos a imagem que desejamos passar.

A internet como aliada

Graças ao imenso alcance da internet, muitas pessoas podem conhecer seu trabalho, seu talento e assim aumentando sua rede de relacionamentos, network.

Como construir uma MARCA pessoal forte na Internet

Siga pessoas inspiradoras

Siga aquelas pessoas que te inspiram, as que você as tem como exemplo para seus trabalhos, isso vale também para empresas. Se gosta do trabalho da Blizzard, siga-os. Cuidado para não seguir famosos apenas por seguir, apenas por gostar de uma música ou por estar participando de reality no momento.

Mantenha contato com os inspiradores

Busque curtir, comentar e compartilhar publicações daqueles que te inspiram, isso faz com que você seja visto e cria uma maior empatia entre sua MARCA e de quem você segue, além daqueles que os seguem também.

Escolha canais adequados

Aqui vale ver em quais redes sociais as pessoas ou empresas que lhe inspiram mantém maior presença. Além disso, como nosso foco são imagens, o uso de redes que naturalmente dão mais destaques para imagens que para outros tipos de conteúdos devem ser usadas como carro chefe de seus posts.

Tenha mais de um canal

Muitas pessoas focam em apenas na rede social que mais gostam. Por exemplo, digamos que seus amigos mais chegados estão usando o snapchat, mas a comunidade de artistas usa mais o Pinterest. Mantenha as duas redes para ter um alcance maior e foque nas duas igualmente.

Use as Redes para divulgar seu Portfólio

As redes servem para publicar conteúdo menos descompromissados, menos formais, curtir, compartilhar e comentar publicações de outros, isso é a troca de interação. Use entre uma postagem formal e outra para divulgar seu portfólio, o link, algumas imagens, a ideia sobre um trabalho ou mesmo o esboço. Peça para quem te segue dizer o que acha e compartilhar.

Tenha prazer em publicar

Essa é uma dica muito importante, se você não gosta de fazer vídeos ou escrever textos, quem sabe não gosta de tirar fotos de seus trabalhos. Não faça, procure uma maneira diferente que você mais goste, que se sinta mais confortável. Se você não sente prazer no que está fazendo, existe uma chance muito grande de deixar de fazer por pequenos motivos. Como desenhistas acredito que a maioria de nós não tenha problemas em publicar imagens de nossos trabalhos.

Tente também não vê como uma obrigação, as pessoas notam quando está sendo verdadeiro ou quando está forçando a barra e sendo superficial.

Tenha atenção redobrada na sua descrição (biografia)

  • Tenha um avatar que te represente, o ideal que seja uma foto ou um auto retrato com seu estilo. Usar personagens de games, animes, filmes podem parecer legal, no entanto, não refletem quem você realmente é.
  • Descreva seu objetivo, se deseja desenhar para Pixar ou se deseja desenhar para ter uma vida mais divertida, descreva isso lá. Cuidado com aquelas descrições: Dono da Empresa Secadores de Gelo S.A.  ou Férias constantes.
  • Destaque as suas qualidades, cursos que fez, que tal começar falando do workshop de aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook. O mesmo vale para os programas que sabem usar ou está aprendendo.
  • Diga quais hobbies curte, quais animes, games, quadrinhos, séries, etc. Principalmente aqueles que estão alinhados com seus sonhos e desejos lá na descrição dos seus objetivos. Se você disse que gostaria de desenhar para a Pixar, legal mencionar alguns filmes deles não é mesmo?
  • Diga algo intrigante sobre você: Mencione um fato incomum e interessante que ocorreu com você, algo que lhe possa ser único. Exemplos: Adoro Tanto Monstros S.A. que sei as falas dos personagens. Faço coleção das melhores histórias dos X-men, ou até quem sabe, descobrir o nome do irmão do Kratos em God of War. Acho que já deu para entender.
  • Faça postagens regulares, não precisa ser uma agenda de posts, mas tente postar com alguma regularidade, principalmente sobre seus trabalhos, estudos e atualizações do seu portfólio.

Tire dúvidas compartilhe conhecimento

Não tenha medo de perguntar, pergunte, seja em fóruns ou nos comentários, isso irá fazer você crescer e claro ter mais visibilidade. Aproveite e compartilhe informações que descobriu, da mesma forma isso mostra o quanto você tem interesse e está envolvido com seus objetivos.

Conclusão

Ufa! Chegamos! Agora está pronto para explorar os benefícios do marketing pessoal nas redes sociais. Lembrando que, além de fazer publicações, curtir, compartilhar e comentar nas redes sociais é muito importante ter um portfólio. Aproveite e deixe o seu comentário ou se tiver alguma dúvida.

Se não sabe como criar seu um portfólio leia:

Aproveite e siga-me no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

3 sites para criar portfólio online grátis

Como criar um portfólio eficiente

Um dos passos mais importantes para quem deseja realmente ter alguma oportunidade como ilustrador, designer ou algum reconhecimento pessoal é ter um portfólio.

Neste artigo você irá saber o que é um portfólio, o que é ter um bom portfólio e 3 indicações de como criar um online e totalmente grátis.

O que é um portfólio?

Quando era coordenador de um escritório de desenho e alguém vinha pedir emprego a primeira coisa que se perguntava era: – Você tem um portfólio?

Era estranho ver que muitos me olhavam de maneira curiosa, com um olhar questionador, como se tivesse lhe perguntado algo que nunca ouvira antes.

Em seguida, lhe explicava se tinha algumas pasta ou amostras de trabalho que pudesse ver.

Isso foi a algum tempo, mas, ainda hoje quando questiono alguém sobre ter um portfólio e que gostaria de ver. Recebo algumas respostas como:

– Tenho alguns desenho no Facebook e no Instagram. Isso já é alguma coisa, entretanto, não é um portfólio.

O ideal é ter um local onde estão seus melhores trabalhos, organizados por categorias, tipos e ideias.

O que é ter um bom portfólio?

Já vimos que ter um facebook, ou qualquer outra rede social cheio de imagens suas não é ter um portfólio. Segue algumas boas práticas para que se tenha um ótimo local para expor suas artes.

  • Tenha um site dedicado a exibir imagens;
  • Separe suas artes por tipos ou categorias;
  • Separe as 10 melhores artes e as dê notas de 1-10 e as coloque em ordem de decrescente;
  • Conte a história por trás de cada imagem, o que você esperava quando estava criando, qual era o propósito? Isso vai ajudar a dar mais credibilidade e mostra seu grau de interpretação de objetivos;
  • Tenha imagens em boas resolução (isso é boa qualidade);
  • Informe quais softwares usou, isso mostra seu conhecimento e domínio sobre um ou mais aplicativos voltados para desenho.

Essas dicas irão lhe ajudar a ter mais chances de conseguir bons serviços (jobs) e de ser mais bem remunerado pelos suas artes.

3 dicas de sites criar seu portfólio online grátis

A grande vantagem dos sites dedicados a criar portfólios é que não há necessidade de nenhum conhecimento das linguagens de internet como HTML.  São fáceis de configurar, geralmente apenas subir as imagens e colocar descrição e tags. Já estão configurados para otimizar a visualização de imagens como galerias.

Carbonmade

carbonmadeEste serviço tem uma página muito bem humorada, com unicórnios e cores fortes. Ao fazer uma inscrição, na qual já escolheu o nome do seu portfólio.carbonmade.com, já pode começar a descrever suas habilidades, criar projetos e colocar em cada um deles suas artes. Pode separar por estilos, estudos, rascunhos, etc. Além disso há um local para falar um pouco mais sobre o artista e colocar os seus contatos. Só há uma pequeno problema para quem não é muito ligado na língua do Tio Sam, o site é todo em inglês.

Behance

behance

Considerado um dos mais importantes sites onde se reúne grandes artistas, o Behance da Adobe, lhe oferece um site bem mais robusto. Se já tiver uma conta Adobe pode se usar a mesma para ter acesso ao serviço. Se não, terá que criar uma, de maneira convencional, usando e-mail e preenchendo um pequeno formulário. Depois basta começar a subir suas imagens e a fazer algumas descrições dos seus trabalhos.

Este serviço está em português e há aplicativos mobile e para tablets que facilitam a visualização. Além disso há uma forte comunidade lá dentro.

Aqui não há muito o que personalizar, todas as páginas são muito semelhantes e o que pode inibir alguns iniciantes e o alto nível dos artistas presentes, que podem servir como uma fonte de inspiração para alguns.

Portfoliobox

portbox

Este serviço é uma opção para quem deseja sair dos padrões do behance e não está muito em dia com o inglês. Há diversos modelos e conta com a opção de comércio eletrônico. Claro que por ser free você tem apenas a opção de colocar 10 imagens na galeria, como o objetivo é ter um portfólio conciso e bem estruturado.

Apesar de não ter um aplicativo dedicado como o Behance, suas páginas são otimizadas para visualização em mobile e Tablets e para compartilhamento em redes sociais.

Conclusão

Tenho certeza que com essas dicas já poderá colocar seus desenhos expostos para o mundo e o mais importante para quem realmente importa. Fique sabendo que além de ter um bom portfólio é necessário também que use as redes sociais para divulgar e criar network. Bem isso é assunto para o próximo post, aguarde que na próxima semana irei lhe enviar dicas de Como fazer marketing pessoal nas redes sociais e obter resultados.

Como será o emprego no Futuro

Estação de trabalho Dell
WorkStation da Dell apresentado na CES 2017, voltado para industria criativa

Você está preparado para o mercado de trabalho do futuro?

Um pesquisa realizada pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) mostra que o mercado da indústria criativa no Brasil cresceu 90% entre 2004 e 2013. Esses profissionais podem trabalhar em áreas como publicidade, design, moda, cinema, tecnologia e pesquisa. Este ano, o Brasil deve chegar a um milhão de profissionais formais nessas áreas.

Antes vamos saber o que é essa tal indústria criativa

Essa tal indústria é formada por empresas, mão de obra e clientes, que estão envolvidos com produtos e/ou serviços que são desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade e capital intelectual.

Grande parte dessas atividades estão nos setores de cultura, moda, design, música, artesanato e  games. Também podem ser encontradas em outros setores como tecnologia e inovação, desenvolvimento de softwares, mobile, tv e rádio, cinema e fotografia. Além destes, há uma grande expansão sobretudo pelas diferentes aplicações via internet.

O mundo está abraçando a economia criativa

Em 2013 o relatório da economia criativa informou que o comércio mundial de bens e serviços criativos teve um recorde de 624 bilhões de dólares.  Neste mesmo relatório informa que 40 países pesquisados pela Unesco tiveram crescimento econômico, isto é, tiveram aumento de renda.

No Brasil isso não é diferente, aqui a indústria criativa teve sua base salarial como uma das melhores do mundo, deixando para trás países como Espanha, Itália e Holanda. No estudo da FIRJAN, Publicidade e Design empregam mais de 100 mil profissionais.

Estes profissionais além de conhecimento formal obtidos em cursos técnicos e faculdades também devem se especializar, essa especialização podem ser por cursos livres ou mesmo por curso voltados para o aperfeiçoamento de uma habilidade, como o caso da apostila Aprenda Pintura Digital e Desenhar com Sketchbook.

Uma amostra de que grandes empresas estão de olho da indústria criativa

Microsoft Surface Stúdio

Lançado em 2016 pela Microsoft, esta plataforma deu o pontapé inicial na corrida para apresentar soluções voltadas para os criativos.

Microsoft revelou em outubro um computador de alta performance destinado a designers, artistas e profissionais criativos, assim como uma atualização do sistema operacional Windows 10 que passa a mostrar conteúdo 3D.

Dell Canvas

Durante a CES 2017 que a DELL apresentou a sua solução para o mercado criativo. A exemplo da Microsoft que trouxe uma mesa com um elemento novo o Dial, a DELL também está de olho no mercado que cresce cada vez mais.

HP Sprout

É a aposta da HP que leva o conceito de uma nova maneira de usar uma mesa digitalizadora como entrada em um dispositivo e que também está muito voltado para a indústria criativa.

Apple Pencil

Lançado já algum tempo esse acessório é considerado uma revolução para quem usa o iPad (tablet) e canetas como meio de criação de esboços e até mesmo de artes. É mais um elemento voltado para os criativos.

Conclusão

Como podemos ver a chamada indústria criativa está aí com força total, grandes empresas de tecnologia estão cada vez mais investindo para essa indústria e será o futuro mercado de trabalho. Acredito que muito em breve teremos ainda mais empresas desenvolvendo soluções para os criativos. Quem se preparar agora vai ter mais chances, uma maneira de se preparar é justamente começando agora, treinando e  praticando.

No entanto, apenas praticar, sem ter um mentor sem  alguém que tenha experiência e que lhe ajude a encontrar a melhor maneira de evoluir seria como atirar flechas, mas muitas flechas vendado. Você até pode acertar vez ou outra, mas vai ter um grande desgaste.

O treinamento da Apostila Aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook que você baixou é o ínicio de uma maravilhosa caminha para atingir seus objetivos. Se ainda não baixou clique no link abaixo e/ou aproveite para curtir a página do Jasper Designer no Facebook, Instagram e Twitter

Um forte abraço e bora desenhar

-> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SUA APOSTILA GRÁTIS!