O Google não precisa ser apresentado e com toda certeza você já usou seus serviços para encontrar algo na internet. No entanto, o Google é muito mais que um buscar ele se tornou uma ótima ferramenta para estudantes, todos os profissionais e empresas. É justamente esse poder que quero compartilhar com você que está abrindo uma empresa ou que possui um pequeno negócio e precisa de um conjunto de ferramentas para o seu dia a dia de trabalho.

Muitas dessas ferramentas possuem uma versão grátis e uma opção paga para ter mais recursos. Aqui irei descrever como usar as versões grátis, pois acredito que você pequeno empresário, no momento está com bastante despesas e no futuro será simples passar para as opção com mais recursos.

O que iremos ver:

  • Gmail
  • Google Agenda
  • Google Meu Negócio
  • GDrive
  • Google site
Mulher negra empreendedora usando ferramentas grátis da Google para Marketing Digital
Empreendedor usando ferramentas online

Gmail

Acredito que depois do serviço de buscas, o Gmail, serviço de e-mail do Google, seja o mais comum a todos, houve uma época em que nem todo mundo tinha uma conta de e-mail ou os que possuíam eram do BOL, IG ou Altavista. Hoje o Gmail é uma das mais populares e cheias de ferramentas úteis para você que é um empreendedor ou dono de uma loja.

A primeira diferença é que ao se cadastrar na conta do Gmail, você cria uma conta Google, que poderá ser usada em seu celular para as contas do Playstore, e ainda ganha 15 GB de armazenamento. Eu já tenho meu Gmail há mais de 10 anos e até hoje não atingir esse limite. Em todo caso, se tiver muitos arquivos e não quiser excluir, basta comprar mais espaço. 

A opção de 100GB por R$ 6,99 ao mês (em junho de 2019), essa opção se chama Google One.

Além de todo esse espaço inicial o que mais me impressiona no Gmail são suas maneiras de gerenciar as mensagens. Ele separa automaticamente mensagens das Redes Sociais, Promoções, Atualizações e claro a Principal. Além disso, podemos criar pastas para cada cliente ou assunto. Por exemplo, Orçamentos enviados ou Pospostas aceitas, ele irá organizar usando os filtros que são simples de configurar. Outra opção bastante útil é Suspender, nela você marca uma mensagem para ser lida em outro momento, talvez no final da tarde se ela não for muito importante ou em um dia antes, caso seja algo como uma conta de vencimento. Podemos também colocar Marcadores e Estrelas com cores para chamar a atenção de alguma mensagem urgente. No menu Lateral foi acrescentado uma pequena mostra da agenda, do Google Keep e do Google Tarefas, em conjunto esses Apps transformam seu Gmail em uma máquina de produtividade. Além disso, há como instalar pequenos complementos como: Evernote, para salvar a mensagem no serviço do elefante Verde, DocuSign, para acrescentar uma assinatura digital dentre muitos outros serviços.

A versão Empresa lhe permite criar um @minhaempresa.com que deixa seu e-mail ainda mais cara de corporativo e oferece vários recursos adicionais como chamada em equipes e agendas compartilhadas.

Agenda

Já que estamos falando de Agendas, vamos ver como esse serviço pode ser usado por você empreendedor. Vamos começar por ela ser um serviço que pode ser assim, como o Gmail, instalada no seu smartphone e sincronizada com a versão do computador. Claro que como uma agenda ele tem tudo que se espera. Organização por dias, semanas, meses e projetos. Notificações que podem ser configuradas para serem recebidas no seu e-mail ou na tela, pode ser configurada para receber alertas em dias, minutos ou horas antes de um compromisso. Então se tivermos uma conta que vença amanhã, o ideal seria configurar para receber uma notificação hoje e uma amanhã, digamos às 10AM 😉 . 

Se for um compromisso recorrente você pode fazer com que todo mês seja lembrado desse compromisso. Além disso, quem trabalha com vários clientes pode usar como um gerenciador de horários; um dia antes será alertado e pode ligar para o cliente para lembrá-lo de um projeto ou reunião. 

Uma coisa que faço é criar uma pequena agenda para cada cliente e assim, mantenho todo o controle dele caso preciso gerar um relatório dos dias que ele fez aula ou solicitou um serviço.  

O Google Agenda também recebeu uma reformulação e ganhou uma barra lateral com Google Keep e com Google Tarefas, ótimos recursos para incrementar e dar mais poder a sua agenda. O keep funciona como um Post It, aqueles papéis coloridos que colamos para sermos lembrados e o tarefas como uma lista de tarefas a serem feitas. Esses dois recursos também podem ser usados no celular baixando no PlayStore.

Por fim, se você tirar o e-mail do seu cliente cadastrado poderá compartilhar com eles.

Google Meu Negócio

Se os dois serviços acima eram para organizar sua empresa, com envio de orçamentos, solicitações de propostas e agendamento de clientes, esse é o serviço para colocar sua empresa ou seus serviços gratuitamente no mecanismo de busca do Google. Com Google Meu Negócio você terá um Perfil de negócios, o qual irá aparecer quando as pessoas pesquisarem sobre produtos, serviços ou sobre sua loja no buscador do Google. Ele mostra seu telefone, o seu endereço no mapa e algumas fotos, caso você as tenha compartilhado. 

Esse serviço funciona como um meio da sua empresa e o cliente se comunicarem, seus produtos e serviços ganham avaliações e indicações.

Muito bom para fazer anúncios e ficar aparecendo na internet, sem pagar nada. Ainda ganha a opção de criar um site, como veremos em breve.

Ele também gera alguns relatórios para saber como as pessoas encontram seu negócio e isso pode ser replicado para atrair mais clientes.

Google Site

Como mencionado, o Google Meu Negócio, irá disponibilizar um site para você. O site, assim como o desenvolvedor, não são muito complexos. É bem intuitivo a criação, com páginas de modelo, lembrando bastante programas de criação de apresentações como o PowerPoint. Em poucos minutos se cria uma página do site, com imagem no topo, algumas imagens de exemplo dos produtos, integração com agenda, mapa de localização e até formulários para contato ou formulário de orçamento, de contato ou mesmo uma formulário de captação de leads. Ao final você escolhe o nome e o endereço que o seu site vai ter, algo como: http://www.sitesgoogle.com/nomedasuaempresa ou se já tiver um domínio pode fazer a verificação deixando ele mais atraente e profissional como por exemplo: http://www.minhaempresa.com

Gdrive

Para finalizar, mas de maneira alguma menos importante, vamos fazer de um serviço que irá agregar muito a sua empresa. O Gdrive é um mega pacote de serviços, nele você tem um gerenciador de arquivos na nuvem, no qual pode guardar fotos e imagens de seus produtos, além de notas fiscais, principalmente aquelas que recebemos via e-mail ou tiramos fotos de nossos celular. Ele no entanto, é muito mais que um armazenador de arquivos, ele é um verdadeiro escritório. Tenha um Word, Excel e Power Point onde e quando desejar sem precisar pagar nada. Crie Documentos, Planilhas e Apresentações, compartilhe com sua equipe, crie os formulários de pesquisa de satisfação e crie até pequenos comunicados.

Usar as ferramentas gratuitas do Google pode deixar você bem mais feliz

Para finalizar

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar mensagens e o que você acha de um treinamento nessas ferramentas para te ajudar a implementar na sua empresa e no seu negócio?

Espero ter lhe ajudado! Vamos ter sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s