A Adobe líder de mercado de softwares para design e ilustração anunciou, segunda-feira dia 17 de junho de 2019, seu mais novo app para pintura digital. Nomeado de Fresco, uma referencia direta a técnica de pintura que também é conhecida como afresco. No Brasil será inevitável piadinhas com o nome como já podemos observar nas comunidades e grupos de pintura digital tanto no Facebook quanto no Instagram.

Mostra do app Fresco sendo usado
Animação de mostra do App Fresco sendo usado com recursos de máscaras


O software foi desenvolvido para iPad e para o uso do gadget apple Pencil. Segundo o site da Adobe o app reúne a uma maior coleção de pincéis do mundo e uma tecnologia revolucionária para oferecer ao usuário a experiência de pintar e desenhar como se estivesse usando materiais de verdade. Uma coisa que me chamou a atenção é a opção de poder se trabalhar com vetores e bitmaps na mesma tela. Isso pode significar que logotipos e ilustrações criadas no illustrator ou baixadas poderão ser usadas para a criação das obras. Outra função que me chamou bastante atenção foi a opção de poder mudar a interface para facilitar quem usa a mão esquerda ou direita para desenhar, alterando posições de ferramentas e painéis. Além disso ele trabalha integrado a Creative Cloud, então todos os seus arquivos de Photoshop poderão ser abertos no App. Segundo a Adobe o Fresco suporta arquivos PDF, PSD e PNG. Além de importar os seus brushes criados no Photoshop.

Nem tão legal assim

Primeiro que é um app lançado pensando no iPad e na caneta da maçã, não vi qualquer referencia para outros tablets, como o Surface da Microsoft ou os Galaxy da Samsung na página principal. Não deixa claro se o Fresco é um App pago ou não, se faz parte do pacote Creative, apenas que ele tem integração. Há uma lista de espera, na qual você pode se inscrever, nessa lista de inscrição para se notificado do lançamento é o único momento que vi mencionar Android tablet, Wacom tablet e mobiles. Também existe uma clara pesquisa para descobrir seus principais concorrentes de mercado como Sketchbook Pro e o ArtRage.
A galeria do behance com mostras de alguns imagens criadas com o Fresco não me chamou muita atenção, existe vários trabalhos que é notório o amadorismo do software ou do artista em si. Se tem a impressão que são realmente artes apenas para teste, o que é uma pena. Pouquíssimas delas revelam o poder do software e seu poder de simular outros materiais naturais como lápis de cor, carvão e até mesmo aquarela. Se nota facilmente que são pinturas digitais. Entretanto, as poucas que usam de texturas de telas e de pintura me surpreenderam positivamente. O que faltou foi uma assinatura clara do poder do Fresco, há muitas imagens que poderiam terem sido criadas em qualquer outro software por serem muito genéricas e algumas que esbaram em apps de pintura bem simples encontrado aos montes nas Stores. 

Para finalizar

O que pude notar é que ainda não é um aplicativo maduro, está quase finalizado e em poucos meses veremos sua entrega ao mercado e sua campanha de marketing. Me pareceu mais uma tentativa de atender um pequeno e bem singelo grupo de usuários que possuem um iPad pro com caneta stylus, que realmente os profissionais e aos amantes da pintura.

Extras

Se você não tem um iPad pro e uma caneta da maçã, recomendo o Autodesck Sckethbook Pro, ele pode ser registrado e baixado no site gratuitamente e conta com diversas funções profissionais. Você pode usar no seu tablet android ou microsoft sem nenhum problema e ainda possui versão para notebook/descktop com integração na nuvem. 

Arte criada no programa de ilustração digital Sckethbook
Arte com Sckethbook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s