Olá meus amigos, estamos passando pelo período das campanhas eleitorais e por isso estou trazendo algumas dicas para se ter uma boa campanha.

Por que usar o Facebook e outras redes sociais como ferramenta de sua campanha?

O primeiro fator é que o Ibope revelou em uma pesquisa que 6 a cada 10 eleitores estão indecisos quanto em quem votar, esse número sobe ainda mais quando falamos de deputados federais ou estaduais e senadores. Outro dado revela que muitos eleitores acabam decidindo em quem irá votar por indicações de amigos.

Em segundo lugar esse ano, muitos eleitores irão usar o app oficial do título de eleitor. Isso é o título estará no celular do eleitor.

Em terceiro lugar, muitos brasileiros estão bastante decepcionados com a política e nem querem ouvir falar de votar, e é justamente por isso que usar as Redes Sociais para alcançar seus eleitores.

Por onde começar

A primeira coisa é criar uma conta do Facebook e Instagram com perfil de empresa. Só assim poderá fazer postagens e o mais importante saber se sua estratégia está alcançando seus eleitores. Além de criar a conta deve-se informar o Facebook que se trata de uma conta política, isso deve ser feito para que sua conta não caia no risco do Facebook derrubar sua conta.

Configure suas Redes Sociais

Com a sua conta empresa criada, hora de configurar suas redes. Crie seus avatares pensando no formato redundo, esse é o novo visual das redes, então colocar formato quadrado não vai dar certo. Ainda mais se o candidato desejar colocar seu número. Falando em número, recomendo usar sua foto de campanha e não usar o número no seu avatar, use na capa do Facebook, juntamente com seu slogan.

  • Use as Bios/Sobre para falar de suas realizações;

  • Use História para contar com mais detalhes como foi sua carreira e o motivo da candidatura;

  • Use as notas do Facebook para tirar dúvidas mais frequentes que os eleitores fazem ou as planos de leis e apoios que pretendem fazer;

  • Crie no Facebook usando os Álbuns de foto com suas comitivas e palanques, crie no Instagram destaques das histórias.

Essas são as primeiras configurações para você começar a sua campanha.

Quais recursos usar e como usar

Ok, ok, ok! A mais obvio são criar posts de imagens para aparecerem nos Feeds dos seus seguidores. No entanto, vamos pensar… se o candidato simplesmente postar o “santinho” muitos irão simplesmente rolar a imagem e ignorar. O ideal é ir postando mensagens com algumas imagens que reflitam o pensamento e as ideologias do candidato.

Se na sua cidade tem um mercado local, post imagens desse mercado, isso fará com que os eleitores façam uma associação do candidato com esse local e possivelmente com um pessoa que se importa com ele. O mesmo vale tirar várias fotos nesse locais.

Vamos a mais algumas ideias:

  • Use os Stories do Instagram e as Lives do Facebook para mostrar o dia a dia do candidato
  • Use O NÚMERO do candidato no testo de descrição sempre;
  • Use Hashtags com o nome do candidato (#joaodascouves), com slogan(#porumlocalassim) e com número, partido e região(#87878PDQRJ);
  • Faça publicações em horários nos quais os eleitores estão mais receptivos. Hora do Almoço é uma boa dica, assim como os horário eleitoral, muitos fogem para a internet ao invés de ficar sentado assentindo a TV. Mas lembre-se nada de santinho nessas publicações.
  • E o Santinho? Use em publicações de carrossel ou com múltiplas imagens.

Indo além

Todas essas dicas são ótimas, mas o Facebook e o Instagram tem um limite de alcance, isso quer dizer que se você tiver 100 seguidores, apenas 10 seguidores irão receber seus post. Isso ocorre por vários motivos, mas o mais importante é que o seu conteúdo deve ser relevante e quem juga o que é importante? O robozinho doFacebook, que julga analisando se a pessoa que lhe segue curte frequentemente seus post e se esse poste tem elementos que essa pessoa curte. Será que gatinhos ainda estão na moda?

Mas você não pode ficar dependendo somente do robozinho do Facebook ou do Instagram, para isso faça postagens impulsionadas. Essas publicações pagas irão atingir um publico muito mais e com muita change de engajamento e o mais importante a conversão para de um seguidor para um eleitor, que irá garantir seu voto.

Para Finalizar

Espero que essas pequenas dicas tenham te ajudado a entrar e fazer um campanha com muito sucesso.

Para que esse trabalho continue, compartilhe e curte esse post. Me siga nas redes sociais e claro deixe uma mensagem falando do que achou, só assim poderei saber se estou conseguindo ajudar mais pessoas.