Hoje o Facebook fez sua apresentação para desenvolvedores e anunciou algumas novidades para empresas.

O que mais me chamou a atenção foi a plataforma M, que consiste em um tradutor automático inserido no Messenger, com isso vendedores, representantes comerciais ou melhor todos podemos nos comunicar com pessoas em todos os locais do Mundo e fazer negócios.

Como funciona?

Pessoas conectadas ao Marketplace recebem uma mensagem em um idioma diferente do seu, o M irá perguntar por meio de um popup se deseja traduzir a mensagem. Assim, segundo o Facebook espera, ajudará impulsionar o comércio mesmo com as diferença dos idiomas. Por enquanto, só Inglês e espanhol estão disponíveis para conversação do Marketplace nos Estados Unidos.

Pelo que entendi, os recursos da M irão aos poucos sendo melhorados conforme as pessoas forem interagindo com as outras e assim, será ampliado para os demais países.

Nossa realidade

Agora vamos lá para a nossa realidade. Segundo o Facebook mais de 300 mil bots estão ativos no Facebook e mais 8 bilhões de mensagens são trocadas pelo Messenger, entre empresas e pessoas.

Pelo que vejo aqui no Brasil estamos mais acostumados a interagir com o WhatsApp, mas acredito que seja a hora de começarmos a dar mais atenção ao Messenger, pois com ele além dos chatbots ainda existe a possibilidade de receber pagamento e agora essa ferramenta de quebrar as barreiras do idioma estará disponível, acredito no segundo semestre. Sei disso porque a dois anos todas as novidades que são anunciadas no Facebook Developer chegam aqui com essa periodicidade.

Para finalizar

O messenger se mostra cada vez mais uma boa ferramenta, tanto para ajudar no pós-venda como na venda, aliado ao Marketplace, aos bots e agora a M. Se você ainda não usa o Messenger como uma ferramenta, experimente e me diga o que achou ou quais são suas dúvidas.


#Chatbots

Os chatbots ou bots, como são chamados, são apps que são configurados para ajudar empresas a se relacionar com pessoas e assim otimizar o trabalho do atendimento. Com eles, quando um cliente entra no chat do Messenger e faz uma pergunta recorrente ou muito usual como por exemplo: Qual preço de um produto? O bot responderá conforme foi configurado.