Fotos e vídeos atraentes podem te ajudar a manter a atenção dos seus clientes no Facebook

Vamos começar por uma foto que todos deveriam dar muita atenção. A foto de perfil e a foto da capa da sua página comercial do Facebook.

Sua foto de perfil tem grande importância, pois é ela quem irá aparecer constantemente no Feed de Notícias e será por ela que seus clientes irão identificar as postagem da sua empresa.

Se sua empresa tem um logotipo, o ideal é usa-lo, hoje vários designer, já criam logotipos visando o uso nas redes sociais. Converse com seu designer e verifique se o logotipo já está adaptado.

Se a sua página de perfil for uma imagem sua, use uma sorrindo, transmitindo otimismo, várias pesquisas mostram que muitas pessoas são atraídas por imagens nas quais aparecem pessoas felizes. Capriche na foto!

A imagem da capa pode ser da parte interna da loja demonstrado produtos ou melhor ainda, um vídeo.

Um ponto importante para se lembrar que a imagem da capa será mostrada um pouco diferente na tela do smartphone e por isso existem algumas áreas que devem ser evitadas: como os cantos das imagens, onde não devemos colocar textos. A recomendação aqui é colocar o que tem de importante na imagem no centro. O seu designer/social media deve ter as medidas ou veja aqui: www.facebook.com/dimenções das fotos de capa

Com sua foto de perfil e capa já ajustadas e bem trabalhadas é hora de começarmos a ver como prender a atenção para suas publicações no feed de notícias do Facebook.

Pense mobile

A primeira regra antes de começar a criar imagens ou a tirar as fotos para serem publicadas é pensar nos dispositivos móveis, principalmente, os celulares. Isso por que a grande maioria dos usuários estarão no celular quando receberem as suas imagens. A dica é: Verifique a imagem no celular antes de postar, veja se ela está nítida e bem iluminada, se as cores estão vibrantes, mas não muito saturadas.

Simplicidade

Essa dica visual tem mais a ver com dar ênfase ao que realmente importa. Manter a simplicidade e não precisar de cenários complexos ou um grande número de pessoas para mostrar seu produto ou serviço. Uma pessoa vestindo seus diferentes modelos de roupa, a foto ou vídeo de uma cliente cortando o cabelo ou a montagem de sanduíche, são coisas simples que irão chamar a atenção para sua postagem.

Perspectivas variadas

Um dos estilo de imagens que mais gosto de fazer nas minhas páginas são com essa dica. Tire várias fotos de ângulos diferentes, aproxime a câmera de um objeto, coloque outro no fundo, brinque com visões que não são muito usuais em fotos. Isso chama a atenção de quem está assistindo ou vendo por ser algo fora do padrão que está acostumado.

Combine cores

É muito importante contrastar as cores para chamar a atenção. Existem muitas maneiras de criar contraste entre as cores, elas podem ser opostas, complementares quentes e frias, mais ou menos saturadas etc. Uma dica bem rápida é usar as variedades do mesmo tom para criar esse contraste. Use, por exemplo, vários tons de azul ou vários tons de amarelo nas suas fotos. Isso cria uma harmonia visual. Converse com seu designer para criarem alguns padrões de cores para as suas publicações.

Regra dos terços

Um estilo de foto mais comum é centralizar a imagem na câmera. Quase que 90% das pessoas fazem isso e realmente não sei o motivo. O importante é você saber que esse tipo de imagem tende a ser o mais monótono e o que chama menos atenção. Então vamos fazer um trato, a partir de hoje faça fotos mais dinâmicas e atraentes usando a regra dos terços. Em uso do seu Smartphone ou câmera fotográfica, ative a opção ‘mostrar grade’, geralmente essa opção fica em opções, dê uma olhada no manual da sua câmera ou do seu celular. Ela é uma grade com três colunas e três linhas que fica aparacendo da tela enquanto estamos enquadrando o tema de nossa foto.

Tente colocar o que for mais importante em dois terços dessa grade. Para deixar ainda mais claro, sua foto deve ficar mais para um lado ou para outro e não no centro.

Conclusão

Essas são dicas valiosas que todo designer ou profissional de marketing digital utiliza para Prender a atenção para as publicações no Facebook. Em diversos momentos citei, “converse com seu designer”, mas sei que nem todos tem a opção de ter um profissional, seja na empresa ou trabalhando como freelancer para sua empresa. Muitos assim como você irá fazer esse papel, principalmente se for uma empresa começando ou uma empresa de uma só pessoa.

Por isso, se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários sua questão que irei te responder o mais prontamente.

Tenha certeza que se usar essas dicas irá ter muito mais atração para sua página.

Bônus final

Como bônus final dessas dicas, recomendo dois artigos aqui do blog que irão ajudar na implementação do seu Marketing no Facebook


Eu sou Jasper Vieira, especialista e certificado em Indount Marketing e Facebook Marketing. Este artigo tem como propósito de ajudar empreendedores a criar seus negócios e se te ajudou um pouquinho, deixe aqui um gostei, deixe uma mensagem e compartilhe. Isso ajuda não só a mim, mas muitos outros compreendedores.