Você então vai abrir um negócio, seja uma loja física ou online e está super empolgado ou não, talvez esteja mesmo é cheio de nervosismos. Bem, de uma maneira ou de outra existe uma coisa que você deve fazer antes de começar a imprimir seus cartões, mandar fazer folhetos, mandar fazer seu site ou começar a anunciar no Facebook. POSICIONAMENTO, e é sobre como você deve posicionar seu negócio que irei dar as dicas nesse post.

O que você vai encontrar aqui?

  • O que é Posicionamento

  • Como estabelecer o posicionamento do seu negócio?

  • Como definir seu diferencial?


O que é Posicionamento?

Você já reparou que existem diversas empresas que estão no mesmo ramo e mercado, mas que oferecem serviços e produtos para clientes diferentes?

Já reparou que existem empresas que fazem a mesma coisa, mas existe uma com preços muito acima da média e outras que tem preços bem baixos?

E que essas empresas tanto de preços baixos e de preços altos conseguem cativar seus clientes?

Isso é o Posicionamento.

Toda empresa tem dois tipos de VALOR, o primeiro é o valor mais prático ou seja: aquilo que a empresa faz.

Apple faz smartphones, Montblanc faz canetas, Rolex faz relógios, Fiat faz carros, GOL presta serviços de aviação, e por aí vai.

Entretanto, essas empresas se posicionam diferentes de outras como por exemplo: Motorola, BMW ou Emirates Airlines.

No entanto, não pense que uma está certa e a outra errada, elas apenas se posicionam comercialmente de uma maneira ou de outra.

Esse posicionamento podemos chamar de valor Intrínseco.

O Valor Intrínseco é aquele que é percebido em relação ao preço. A Apple tem um valor intrínseco de ser descolada e inovadora, quem usa um iPhone, compra não para ter um aparelho que ligue, tenha apps ou conexão com a internet, isso todos os atuais smartphones fazem (valor prático). Quem usa iPhone quer e está passando a mensagem que ele assim como a marca tem status, ou são descolados ou inovadores.

Clientes Motorola podem se gabar de terem os mesmo benefícios do iPhone, valor prático, e estão associados e serem mais criativos, valor intrínseco.

Resumindo, o posicionamento vai ser aquele que o seu cliente irá perceber que seu produto/serviço lhe proporciona além no básico e que esteja disposto a pagar por isso.

O Valor Intrínseco é aquele que é percebido em relação ao preço

Como estabelecer o posicionamento do seu negócio?

Você já sabe o que é Posicionamento, agora deve começar a pensar como irá se posicionar para seu público-alvo.

Primeiro escreva em uma folha de papel o que o seu negócio faz, qual é o seu valor prático. Isso não deve ser difícil, muitos geralmente descrevem seus negócios mesmo na hora da venda destacando seus valores e características práticas. Minha dica é: Tenha em mente o que seu negócio faz muito bem detalhado, isso irá servir para no futuro gerar inovação, mas isso é um assunto para outra hora. Em seguida pense em como você o descreveria, se ele fosse uma pessoa sendo apresentada.

Por exemplo:

  • Com vocês o Sr. iPhone, especialista em comunicação e entretenimento, o primeiro em sua categoria, líder de inovação, moderno e luxuoso.

  • Com vocês o Sr. Motorola nossa estrela pop, muito criativo. Especialista em cores e personalização, o queridinho daqueles que buscam custo e benefício.

  • Com vocês Jasper Designer, especialista em transformar pequenos empreendimentos em negócios de sucesso. Bem humorado, comprometido com trabalho e muito profissional.

Agora é a sua vez. Descreva seu negócio, faça isso pelos menos três vezes e veja se o texto ficou, leia em voz alta.

Deixe aqui nos comentários do blog que responderei para te ajudar ou para dar minha opinião.

Como definir seu diferencial?

Talvez ao começar a fazer o seu posicionamento tenha surgido algumas dúvidas, como…

“Meu negócio não tem valor intrínseco” ou “Não sei qual é o valor que as pessoas podem ver no meu negócio”

Vamos então ver o que o seu negócio faz, que o torna único. Vamos ver qual é o diferencial de mercado.

O seu diferencial é o que chamo de proposta de ouro. É o que seu negócio tem de melhor em relação aos seus concorrentes.

Que tal começando fazendo uma lista:

  • Atendimento: Seu negócio atende muito bem seus clientes, acima da média;

  • Ambiente: O Local é super descontraído, as pessoas amam o local;

  • Garantias: Seu negócio garante devoluções ou trocas facilitadas;

  • Tamanho: O seu produto tem um tamanho maior que os demais ou maior volume, ou quantidade maior, ou menor;

  • Inovador: Seu negócio faz algo que só ele faz ou foi um dos primeiros a fazer;

  • Moderno: Seu produto está conectado a atualidade, seja esteticamente ou em funções;

  • Sabor: O seu negócio tem sabores únicos ou uma diversidade de sabores;

  • etc…

Estes são apenas algumas ideias que você pode usar. Você também pode pegar uma Marca que goste muito e ir desconstruindo para saber quais são os diferenciais nela e aplicar no seu negócio.

CUIDADO!

Todo empreendedor tem o hábito de dizer que o seu produto/serviço é o melhor ou que tem mais qualidade. OK! Então descreva os motivos que tornam seu negócio melhor e com mais qualidade.

Para finalizar

Posicionamento é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Saber qual VALOR quer vender para seu cliente é fundamental para criar suas estratégias de Marketing, somente assim terá consistência na linguagem que irá usar nas redes sociais como o Facebook e Instagram para alavancar suas vendas.

Se você já tem um negócio e não está vendendo como desejaria, talvez seja a maneira como seus clientes estão vendo o valor intrínseco da sua marca. Reveja esse valor e tente uma nova abordagem, uma outra maneira de se comunicar.

Dicas bônus…

  • Se você está construindo um modelo de negócio recomendo a leitura do livro Model Canvas e o uso dessa metodologia;

  • Um negócio que tenha um posicionamento estabelecido deve ter no mínimo uma Página no Facebook e um Site para implementar o Inbount Marketing, que é o Marketing de conteúdo, isso irá ajudar seu negócio a criar autoridade perante seus concorrentes e clientes.


Eu sou Jasper Vieira, especialista e certificado em Indount Marketing e Facebook Marketing. Este artigo tem como propósito de ajudar empreendedores a criar seus negócios e se te ajudou um pouquinho, deixe aqui um gostei, deixe uma mensagem e compartilhe. Isso ajuda não só a mim, mas muitos outros compreendedores.