O marketing de conteúdo como principal estratégia no Facebook, veja como usar e ter seus post no Feed de notícias dos seus clientes.

Facebook Penaliza iscas e hacks

Todos nós já vimos postagens no Facebook que parecem uma brincadeira inocente, uma imagem com várias colagens, algo como em uma escala Ana Maria Braga como está seu dia e ai você pode dar um Like, um caraçãozinho, um chorinho ou um Uou. Este tipo de post é na verdade uma isca, a intenção é simplesmente fazer o maior número de pessoas apenas interagiram com a imagem e nada mais. Nada mais não, a página que fez o post vai ganhando destaque e mais e mais. Este tipo de conduta está com os dias contados, pois o Facebook irá dar menos relevância para ela aparecer no nosso Feed de Notícias.

Nesse Post irei falar de outras iscas que o Facebook irá penalizar e de como o marketing de conteúdo pode ser sua estratégia sem precisar dessas publicações maliciosas.

Entenda as diretrizes do Facebook

O Facebook tem uma página voltada aos editores de conteúdo (publishers) nela há diversos tópicos informando como devemos nos conduzir como editores de conteúdo dentro da plataforma. Em uma delas diz o seguinte:

“O objetivo do Feed de Notícias é conectar as pessoas nas histórias mais relevantes para elas. Para os publishers, isso significa criar conteúdo com significado e informação.”

O que o Facebook quer dizer com isso?

Que o Feed de Notícias é um local de descobertas de conteúdos relevantes, entendendo como importantes, para quem recebe. O facebook determina que um conteúdo é importante para aparacer no nosso Feed usando para isso alguns critérios como:

  • Proximidade da página com a pessoa;

  • As histórias que gostamos de falar;

  • As histórias que compartilhamos com nossos amigos;

  • Os vídeos que mais passamos tempo assistindo;

  • Envolvimentos com a página: Curtidas, reações, comentários e compartilhamentos.

O que está acontecendo agora?

O Facebook percebeu que muitos editores estavam usando de estratégias de engajamento maliciosas ou enganadoras para promover páginas e que muitas vezes não estavam entregando conteúdo relevante, muitos desses conteúdos enganadores acabavam tendo mais destaque no Feed que os conteúdos que realmente deveriam ter.

Sendo assim eles tomaram uma medida, já que os usuários da rede estavam reclamando, que deixou a comunidade Facebookeira chocada, penalizar quem usar esse tipo de estratégia para promover suas páginas.

Quais são esses tipos de conteúdo?

Você assim como eu já viu e até já caiu em vários desses armadilhas, veja:

  • CURTA este post se você é….

  • COMPARTILHE com 10 amigos para…

  • VOTE na imagem que mais te representa… (use as Reações)

E agora, quem poderá nos salvar?

Como diria o famoso personagem dos fins de tarde do SBT, “não criemos pânico!”

O Facebook ainda vai dar relevância a páginas que peçam ajuda aos usuários, conselhos e indicações… e que produzam conteúdos verdadeiramente autênticos e relevantes para a comunidade. Os editores agora devem ser ainda mais criativos e repensarem em suas estratégias de criação de conteúdo.

Para Finalizar…

Estude as mudanças, desenvolva novas técnicas de conteúdo criativo e se mantenha atualizado, abaixo tenho duas dicas para você manter suas páginas com forte engajamento e sem serem penalizadas.

  • O Facebook disponibiliza uma página com dicas de como criar conteúdos criativos: https://www.facebook.com/creators#

  • Se você não tem tempo para estudar essas novidades ou porque prefere se forcar no que você faz melhor, procure um Técnico ou Especialista em conteúdo e estratégias para o Facebook. Clique aqui para solicitar um orçamento e ver como poderei te ajudar.

Eu sou Jasper | Designer e minha missão fazer seu negócio alçar grandes vôos.