Veja as mudanças no Facebook, como se preparar para eles e continuar tendo bons resultados com seus negócios

Atualmente o Facebook é uma das maiores plataformas de marketing, vendas e geradora de oportunidades para pequenas, médias e grandes empresas e inclusive para profissionais Liberais e autônomos.

Com pouco ou quase nenhum investimento se pode manter uma página do Facebook bem atualizada se aproximando mais do cliente, recebendo feedback e conquistando nossos clientes, seja por indicação ou descoberta.

Com anúncios pagos, se pode chegar a incríveis resultados, com milhares de pessoas curtindo, compartilhando e comprando seus produtos e serviços.

Entretanto, recentemente o dono do parquinho azul, Mark Zukerberg, fez uma declaração em seu perfil que deixou o mundo dos Facebookeiros abalados.

Segundo Mark, O Facebook irá mudar, mais uma vez, seu algoritmo e priorizar no feed de notícias, Posts que tenha mais relação pessoal. Isso quer dizer que irá dar prioridade aos post de amigos e familiares aos de negócios.

Veja abaixo o que muda com essa atualização

O Facebook hoje para determinar se algo é importante para aparecer no Feed de Notícias, verifica quantas pessoas reagiram a publicação, comentaram e/ou compartilharam.

Com a atualização, o Facebook irá priorizar também Post que motivem a conversa e a interação maior entre as pessoas.

Os novos Posts deveram inspirar conversas nos comentários, compartilhamentos e reações. Tanto para um Post de um amigo pedindo informações, uma recomendação da pizzaria do bairro, uma notícia ou uma live que promova muitas conversas.

Segundo o Facebook eles irão priorizar post de amigos e familiares em relação ao conteúdo público.

O que é conteúdo Público e o que isso significa?

O Facebook entende como conteúdo público, post que venham de páginas de negócios ou de Publishers (editores de publicidade). Com a mudança, essas páginas deverão ter seu alcance reduzido e irão sofrer um impacto se seus conteúdos não atenderem aos novos quesitos: Reações, conversas nos comentários, compartilhamentos, etc.

Não se desespere, crie um público fiel

Quem seguir sua página de negócios ainda vai poder ver seus posts no topo do Feed de Notícias, podem escolher ver Primeiro nas preferências, para que elas não percam suas atualizações de Postagens.

Com essa medida educar o usuário a colocar sua página como preferida será necessário, assim como fazemos com outras plataformas. A Vantagem é que esse usuário se torna fiel ao seu negócio e mais do que nunca os Post deveram ser com mais conteúdo relevante que meras imagens ou frases de efeito. – Isso é Marketing de Conteúdo.

Como ter a sua Página no topo do Feed de Notícias?

Os posts que geram conversas entre as pessoas (note que esse é o mantra atual do tio do parquinho azul) aparecerão antes no Feed, abaixo alguns exemplos:

  • Uma Live que gere mais discussões entre os espectadores irá ter mais relevância que um vídeo gravado;

  • Grupos; faça grupos sobre seus produtos e serviços e coloque os seus usuários para conversar sobre um assunto;

  • Crie Eventos de negócios locais, atualize com conteúdos e notícias sobre o evento.

Cuidado com estratégias Maliciosas

Vale lembra que o Facebook está penalizando quem faz uso de iscas e hacks em suas postagens. Quem nunca viu um post com – Deixe seu Like se você ama carros esportivos – ou Como vai ser seu final de semana e tem uma foto com quatro reações ou Compartilhe esse vídeo se chegar a 1000 compartilhamentos vamos sortear um super brinde.

Este tipo de Post irá continuar sendo punidos e rebaixados no Feed.

Para finalizar

O Facebook fez grandes mudanças e mais do que nunca ter um bom conteúdo, que faça seus clientes interagirem é fundamental. Entregar meros panfletos nos feed de notícias, já não era uma boa estratégia e agora se torna ainda menos relevante. A dica é, estude para gerar melhores conteúdos ou me contrate para gerar posts que terão efeitos significativos e que ajudaram a melhorar as suas vendas.

Eu sou Jasper | Designer e minha missão é fazer seu negócio alçar grandes vôos.