10 dicas de como fazer ser F.O.D.A. em Pintura ou Desenho Digital


Antes de começar a ler esse texto, preciso dizer que essas 10 dicas, não são atalhos e nem fórmulas mágicas, muito pelo contrário. São ferramentas que precisam ser aplicadas diariamente, reforçadas constantemente e se tornarem hábitos.

Ser uma pessoa muito boa ou excelente no que faz, FODA como dizem por aí, não é fácil, mas também não é impossível, já que temos vários desses artistas em Pintura Digital por todo o mundo.

Outro alerta é ir aos poucos com essas dicas para melhorar em Pintura Digital, além de tudo que está nos textos abaixo, siga meu canal no youtube o Café com Jasper e no Facebook onde posto toda semana muitas dicas e informações que tenho certeza irão te ajudar a avançar mais rápido no seu desenvolvimento.

Agora sim, vamos as 10 dicas de como ser o TOP em Pintura Digital

1. Motivação

  • Pense um pouco, o que te leva a querer desenhar ou a fazer Pintura Digital?
  • É realizar um sonho de se igualar aos seus ídolos?
  • É poder viver financeiramente bem fazendo o que gosta?
  • É ter uma profissão na qual se tem prazer em trabalhar todos os dias?
  • É apenas um passa tempo?
  • É meio de viver uma vida ou experiências únicas?
  • É poder dar vida a histórias e personagens que você cria?
  • Pense, a resposta correta só você pode dar. Ela vai ser o fio condutor de tudo que iremos ver daqui para frente.

2. Crença

Agora que sabe o que lhe motiva, o que lhe impulsiona a querer ser um dos melhores em Artes Digitais. É hora de acreditar na sua motivação. Se o que o motiva é ser um ilustrador que vai morar e/ou trabalhar no Japão ou no Canadá comece a crer nisso. Pense como terá de superar desafios para atingir todos os problemas que podem surgir no caminho e não desista. Uma boa técnica é imaginar que está contando para alguém como conseguiu atingir seus objetivos e quais foram os desafios que teve que enfrentar.

3. Leitura e estudo

Saindo um pouco do metafísico, vamos para algo mais concreto. Você quer ser bom mesmo em Pintura? Vai ter que dedicar muitas horas lendo e estudando, estudar técnicas, mesmo no digital, vai valer estudar a arte clássica, materiais como grafite, carvão e desenhos de anatomia humana. Por mais que você pense que só irá desenhar Mangá, Cartoon ou Comics. Estude a base, estilos e artistas.

4. Foco

Tenha foco, muitos ao se depararem com questões como: Não consigo desenhar mãos, orelhas ou não consigo me adaptar a mesa digitalizadora ou a um programa de ilustração digital. Cria uma barreira, foque nos estudos e principalmente nos seus pontos fracos, se você desenhar cabelo muito bem, é hora de treinar pés, mãos. A zona de conforto é ruim, você só evolui quando está sentido dor de estar errando, isso é evoluir. Essa dor é você se corrigindo, é como  quebrar um casulo que está te prendendo.

5. Organização

Para se ter foco e treinar seus erros é bom que seja organizado. A falta de organização também atrapalha muitos alunos. Que diz: Eu desenho só quando tenho vontade. Este está fadado a não desenhar. Crie uma rotina para estudar pintura digital. Tente conciliar com seus cursos, escolas e tarefas do lar. Elimine um pouco redes sociais, jogos de celular ou video games e seriados. O seu foco deve ser em estudar desenho na hora que você determinou, lembre-se o seu motivo.

6. Preparar-se

Antes de começar a estudar e a treinar crie um ritual de preparação, isso faz com que seu cérebro e seu espírito entrem em um estado de VAMOS DESENHAR. É como um gatilho, se toda vez que for estudar ou praticar pintura digital colocarmos um música ambiente isso vai nos condicionar a entrar no estado vamos desenhar. Tente se preparar tomando um banho antes, colocando uma camisa, uma bandana, pegando aquela lapiseira especial. Preparar-se também está relacionado a organização. Deixe organizado pastas de arquivos, referências e todo seu material de estudo  antes de começar a praticar. Além disso, avise as pessoas da sua família que você vai praticar e que se tiverem alguma tarefa para você que a passem antes de começar. Claro que interrupções inesperadas irão acontecer, então não seja tão duro.

7. Atenção

Preste atenção no que está fazendo, seja crítico. Analise seus erros. Veja os detalhes tanto enquanto estudo quanto estiver praticando. Não crie atalhos, atenção aos detalhes faz muita diferença.

8. Feedback verdadeiro

Tome cuidado para quem você está perguntando se sua arte está boa, bonita ou certa. Quem deve lhe dar feedback é alguém que entenda do assunto e que pelo menos tenha acompanhado seu trajeto. Publicar suas artes na rede social é bom para divulgar seu trabalho não para ter feedback, a menos que veja de uma fonte segura.

9. Aceitar críticas

Se você perguntou é porque quer respostas e nem sempre irão ser as que você quer ouvir, esteja preparado para ouvir críticas, principalmente aquelas apontando erros. Não se justifique muito, não queira estar certo. Seja humilde em saber que errou ou que todos podem ter suas opiniões, use isso para ter mais foco e estudar mais.

10. Descansos

Ninguém é de ferro, se você se organizou para estudar, se organize para descansar, aqui uma dica importante é, descanse. Tire um tempo para você e seus amigos, procure ir a feiras e eventos que falam sobre artes, isso vai fazer com que mesmo em um momento de lazer você ainda mantenha contato com o que te motiva.

Bônus!

Paciente

Seja muito paciente, principalmente com aqueles que não sabem dos seus motivos, crenças e foco.Seja ainda mais com aqueles que sabem do seus motivos e nas crenças deles tudo que você está fazendo é perda de tempo. Respeitar as opiniões e até mesmo as gozações deles será muito importante durante sua caminhada, muitos irão rir dos seus sonhos e outros até mesmo que não falem diretamente, você pode ver em seus olhos. Para isso continue com seu Foco nos estudos.

Ser paciente consigo mesmo, apesar de se cobrar para melhorar, acredite: Não nos tornamos bons da noite para o dia. Grandes jogadores treinam todos os dias, bons escritores escrevem todos os dias, bons artistas, praticam todos os dias. Quando vemos algum muito bom, só olhamos o resultado, Neymar, Anderson Silva, dentre outros, mas não estávamos lá no início quando eles acordam cedo para treinar. Muitos querem ser como Neymar, mas quantos estão dispostos a sacrificar horas e horas sendo corrigidos, dormindo em ônibus, em vestiários, deixando de assistir suas séries favoritas, etc. Hoje ele e muitos outros gozam de uma Crença, que lhes deu Motivação para seguir e conquistar aquilo que queriam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s