Se você é daqueles que olha para uma arte na internet e fica de boca aberta de como eles conseguiram fazer uma pintura tão legal, puxe uma cadeira pois você vai descobrir agora.

Quando era bem mais novo, eu era vidrado nos trabalhos de Boris Vallejo e Julie Bell, eles eram responsáveis por ilustrações de capas de disco, revistas e cartazes de ficção científica e Fantasia. A minha maior fascinação era com os detalhes que esses artistas conseguiam com os corpos.

Vamos ser muito realistas, já sabemos que esses grandes artistas estudaram muito para aprimorar suas técnicas e que eles tem muito talento. Mas existe um segredo uma coisa que quando descobri fiquei realmente chocado.

Quando estou na aula de ilustração ou pintura uma das maiores dificuldades dos alunos é conseguir criar seus personagens ou uma cena empolgante. Há vários motivos para isso, mas quase sempre não está ligado a técnica ou sua falta de treinamento, mas a algo ainda mais difícil para eles e é justamente onde entra o grande segredo dos artistas digitais.

Esse segredo se chama referências. Isso mesmo meus amigos, certa vez pude ver em uma revista todo o processo do Boris e ele tirava várias fotos de modelos com poucas roupas ou até mesmo nús. Depois fazia alguns desenhos vários estudando as formas do modelo, alguns testes de iluminação, até chegar a hora da pintura propriamente.

Hoje podemos acompanhar em diversos canais do YouTube vários artistas criando suas artes, mas poucos mostram suas referências, fica parecendo que eles desenham tudo de cabeça, mas em várias entrevistas eles falam de ter boas referências, tanto de corpos, como de objetos, iluminações, texturas e paisagens. Alguns criam verdadeiros banco de imagens bem organizados com diversos tipos de referências.

Você também pode e deve ter várias referências, eu uso o Pinterest para organizar minhas coleções de referências, tenho corpos femininos, corpos masculinos, texturas de madeiras, de estilos, de cachorros e até de monstrinhos (amo monstrinhos).

Não caia na bobeira de achar que deve desenhar sem olhar, eu achava e isso me tomou muito tempo de estudo, treine observando, depois com o tempo você desenhar sem olhar de tanto que já desenhou com referências.

Dica final

Vou deixar aqui alguns links de minhas coleções que sempre atualizo no Pinterest e aproveite para baixar minha apostila Aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook e assista 3 aulas grátis

anúncio apostila Aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s