9 motivos para usar o Autodesk Sketchbook ao photoshop para Pintura Digital


Sketchbook vs Photoshop veja qual escolher

Olá amigos desenhadores, aspirantes a artistas digitais, colegas do traço, vamos a uma questão importante para todos nós. Qual software escolher na hora de começar a estudar pintura digital?

Existe no mercado um número muito grande programas voltados para a produção de artes digitais, dentre eles, o mais famoso, o Adobe Photoshop que reina quase que como hegemonia, mas volta e meia surge um competidor, um que desafie o reino azul. Desta vez o grande competidor é o Autodesk Sketchbook, aqui no post irei lhe mostrar 9 grandes motivos para experimentar, adotar como o software de pintura digital ou até migrar para o caderno de desenho da Autodesk.

Os 9 motivos matadores do sketchbook em relação ao photoshop

#1 O grátis entrega tudo

O primeiro motivo já é um dos mais matadores que podemos ver, a versão grátis (free) é uma versão completa, com ela você pode fazer tudo com o programa, não é uma versão pegadinha na qual para usar algo que realmente importa se tem que pagar ou que inspira em poucos dias. Aqui o grátis é mesmo grátis e o programa é completo, nada de programa capado. A versão premium, disponibiliza mais recursos, como uma DLC para jogos. A grande diferença são mais ferramentas e algumas configurações. Nada que fará falta para quem está começando caminhada rumo ao aprendizado da pintura digital.

#2 Fluidez

Uma coisa que muitos alunos reclamam quando começaram a estudar Pintura Digital foi que o photoshop em computadores com baixo ou até com configurações medianas, engasga, trava ou congela. Em alguns casos há um delay, um retardo no que se faz. O Sketchbook mesmo em computadores medianos tem um boa fluidez nos traços sem delay.

#3 Exclusivo para Pintura Digital

Um das vantagens para quem é usuário de photoshop é ter um programa tudo em um, mas isso também é um de seus grandes problemas. Um programa que pode ser usado para tratar imagens, fazer ilustrações, fazer animações, editar trechos de vídeo, otimizar imagens para websites e até usar um pouco de 3D acaba deixando alguns recursos escondidos e até mesmo o deixando mais complicado de se aprender. O Sketchbook é um programa exclusivamente voltado para a tarefa de pintura digital. Isso também permite que o programa seja mais leve em suas configurações de hardware e de espaço em disco. Mais um fator dessa exclusividade importante é que todas as atualizações são voltadas para a comunidade desenhista sem precisarmos ficar torcendo para sejamos lembrados ou não em uma atualização.

#4 Pincéis fáceis de usar

Tudo que queremos quando começamos a desenhar é escolher um pincel ou lápis e pronto.
A maneira como escolhemos a ferramenta que iremos usar é muito simples, seus ícones já mostram que tipo estamos escolhendo e suas configurações são muito rápidas.

#5 Ferramentas de desenho básico

Quem desenha já conhece os lápis, as borrachas plásticas e borrachas macias, réguas e marcadores. No Sketchbook tudo isso e mais um pouco já estão lá, foi uma ótima surpresa quando vi as réguas, ótimas para quem faz desenhos em perspectivas, as borrachas e os lápis graduados. Há uma ferramenta que não é de desenho no papel, mas que é um presente para nós, a simetria. Com essa ferramenta podemos fazer desenhos simétricos rapidamente. Na versão premium se tem acesso ainda a curva francesa, um instrumento que ajuda a fazer arte finais com várias possibilidades de curvas.

#6 Simplicidade e clareza

A área de trabalho do programa é muito limpa apenas barra de ferramentas, papel e caixa de pincéis. Não há painéis de um lado ou de outro, nem abas escondidas. Tudo está à mostra ou basta ir no menu janelas e selecionar ‘mostrar’.

Como já mencionei é um programa voltado para a pintura digital, então as opções são simples e não são muitas para confundir.

#7 Compatibilidade com múltiplas plataformas

Imagine começar a desenhar no seu celular ou tablet e depois finalizar no computador, isso é uma realidade no Sketchbook e uma boa realidade. Disponível para Android, iOs e Windows, faz com que seja um programa muito versátil e ágil na hora de guardar sua ideia em qualquer lugar e depois com mais tempo refinar.

#8 Biblioteca de cores COPIC

Talvez para quem esteja começando já tenha ouvido falar nas famosas canetas ou marcadores COPIC. Essas canetas são muito famosas por sua qualidade, número de cores, acabamentos e preço alto. Na versão grátis podemos usar suas canetas e algumas cores para experimentar a sensação de desenhar com uma dessas maravilhas da arte.

#9 Preço da versão pro é justo

Ok, talvez em algum momento, assim como eu, você queira ir para a versão pro e aí o que fazer? Correr para uma versão torrent, cheia de vírus, ou que não possa ser atualizada, que trave seu computador? Não, a melhor solução é fazer uma assinatura mensal de R$15,00 (U$4,99). Como já disse, a versão grátis é ótima e entrega tudo que precisamos para desenhar e fazer lindas Pinturas Digitais, mas se desejarmos algo a mais, como instalar alguns pincéis, se aprofundar em configurações e customizações recomendo ir para a versão pro, mas note que o preço é bem em conta, aqui no Rio de Janeiro é o preço equivale a pagar duas coxinhas e uma lata de coca-cola.

Conclusão

Mesmo que você seja um usuário do photoshop, acredite vale muito a pena experimentar o Sketchbook, como tudo na vida, quem migra vai sentir uma certa estranheza, mas nada que o impedirá de usar os ótimos recursos que apresentei aqui.

Se, no entanto, você é um fiel photoshopeiro, tudo bem, não estamos aqui discutindo um Fla x Flu. E minha intenção não é discutir gostos, mas sim alguns fatores que para mim são relevantes.

Se você é um aspirante a artista digital, está começando agora e necessita de um software completo, simples e que entrega boa qualidade, sem dúvida minha recomendação é o Sketchbook.

Para te ajudar preparei uma apostila com todos os menus, ferramentas e dicas desse programa. Clique no link abaixo e baixe a apostila grátis.

anúncio apostila Aprenda Pintura Digital e a Desenhar com Sketchbook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s