Como criar imagens profissionais para vender mais


Conheça o Canva um programa ótimo para a criação artes do Marketing de Conteúdo

Olá, recentemente fiz um post falando de aplicativos mobile para edição de imagens que podem te ajudar e muito no marketing de conteúdo. Hoje irei falar de um software on-line com tantos recursos que acabou ganhando uma post só para falar dele. Vamos conhecer o CANVA, o poder do design ao alcance de todos.

O que você vai ver nesse post?

  • Visão geral do Canva
  • Como criar uma conta e fazer as primeiras configurações
  • Como fazer suas artes gráficas
  • Salvando para web e para impressão
  • Organização e fluxo de trabalho
  • Surpresas: Modelos, muitos modelos

Visão geral do Canva

Já tinha ouvido falar do Canva em alguns sites, mas como sou usuário de Photoshop acabei não dando a devida atenção a esse software online gratuito, com bom desempenho e bem intuitivo para fazer belos gráficos. Não estou brincando, belos mesmo.

Já usei o PIXLR quando estava em apuros, sem meu notebook. Ele é muito bom também, mas não é tão fácil e leve como o Canva e se você não sabe nada de design ou photoshop é uma folha em branco e um monte de ícones que terá que aprender o que cada um faz.

No Canva você se depara com um programa onde parece mais uma banca cheias de opções, onde se troca o fundo, escolhem imagens, trocamos textos, estilos de textos e muito mais, de maneira simples como arrastar e soltar. No final ainda podemos escolher salvar para web ou impressão e se for necessário compartilhar diretamente no seu facebook ou twitter.

Canva editor de imagens Café com Jasper Designer
Tela inicial do software. Use suas contas para ser mais rápido o cadastro

Como criar uma conta e fazer as primeiras configurações

Para fazer sua conta você pode se cadastrar com e-mail e escolher uma senha ou mais fácil vincular com uma conta Facebook ou Google Plus.

Após fazer isso recomendo ir em account settings e alterar a idioma para Português Brasil, para isso basta clicar na setinha próximo ao seu nome de usuário lá na parte superior esquerdo.

Para finalizar basta salvar e dar um refresh no seu navegador.

Aproveite e cadastre suas contas de redes sociais também, isso irá facilitar caso deseja compartilhar suas artes diretamente do Canva.

02
Escolha um tema para começar

Como criar suas primeiras artes gráficas

Agora que já tem sua conta, muito provável que tenha dado de cara com uma interface cheia de imagens de exemplo.

Para começar, clique em criar um design. Em seguida irá poder escolher entre:

  • Posts de Redes Sociais
  • Documentos

  • Blogs e eBooks

  • Marketing

  • Mail Marketing e social media

  • Eventos

  • Anúncios

Cada categoria tem diversos tipos para começar sua arte, por exemplo nos Blogs e eBooks, você pode escolher infográfico e então irá surgir muitos exemplos, Layouts, para você começar a criar sua arte.

Com modelo escolhido, irá ter um menu com algumas opções para editar o Layout selecionado:

  • Layout: São vários modelos
  • Elementos: São Fotos, ícones e ilustrações

  • Textos: Uma galeria cheia de estilos

  • Fundo: além de cores, padronagens e texturas

  • Upload: Para importar alguma imagem do seu computador

Minha dica aqui é fazer escolher um layout que mais lhe agrade e ir trocando os textos, depois as imagens, em menos de 30 minutos vai ter uma arte prontinha.

Canva salvando arquivos
selecione MARCAS PARA CORTE E SANGRIA
corte e sangria
Veja como vai ficar ao salvar o pdf com marcas e sangrias

Salvando para web ou para impressão

Depois que tiver criado sua arte chegou a hora de salvar o que foi feito, na verdade conforme for criando o programa vai salvando, mais aqui quero mesmo falar é de saída, um termo que também pode ser chamado de fechamento.

Com o trabalho pronto clique em “baixar” no canto superior direito e então irá surgir formato de arquivo. No qual você pode escolher PNG ou JPG para web ou PDF padrão ou PDF para impressão. É provável que note uma caixa de seleção na opção de salvar em PDF para impressão chamada Marcas para corte e Sangrias. Se você não é um designer ou um gráfico, talvez não saiba mas isso é muito importante, então recomendo que marque.

Fiquei muito feliz em ver esse cuidado que levaram para o Canva sobre esse assunto, isso me mostrou como se importam com os usuários e com mercado gráfico.

 Organização e  fluxo de trabalho

Uma das coisas mais importantes para todo profissional é organização, sim é quase um mantra para mim. Pensando nisso testei como usar o Canva nesse quesito e olhe, ele foi bem. Há como fazer pastas para seus projetos, assim ter controle de tudo que está sendo produzido. Por padrão na conta free se pode criar até duas pastas, esse número pode ser maior assinando a versão for works, que pode ser uma boa se você tiver vários projetos rolando. Você ainda pode testar por 30 dias se desejar para saber se lhe atende.

Outro fator que pode ser configurado é um time no qual podem trabalhar juntos em um projeto. Assim se o projeto for muito grande cada membro poderá seguir um modelo e criar peças para diferentes propósitos, além de ter um diretor de arte ou até mesmo um coordenador para o projeto.

Surpresas: Modelos, muito modelos

Acredito que até aqui tudo já era o suficiente para considerar usar o CANVA como um poderoso programa para te ajudar a criar imagens fantásticas para suas postagem de marketing de conteúdo. Isso se não for mais fundo, testando, acabei vendo muito mais possibilidades até mesmo para quem não faz marketing.

Destaco os seguintes modelos:

  • eBook
  • Capa de livro para Whattpad

  • Infográfico

  • Currículo

  • Arte para canal de youtube

Currículo fácil

Conclusão

Testar esse programa foi muito agradável e tornou-se um dos meus preferidos. Recomendo a todos que necessitam criar imagens fortes, belas e com bastante qualidade para criar suas campanhas de Marketing de Conteúdo.

Uma última dica

Aconselho se você gosta de design gráfico ou de fazer bons trabalhos, o livro Design para quem não é Designer

Aproveite e assine a página para receber mais dicas de aplicativos e design para melhorar no seu Marketing de Conteúdo.

Deixo também duas dicas de leitura aqui do blog:

 

2 thoughts on “Como criar imagens profissionais para vender mais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s