Atitudes simples para cuidar de si mesmo.

Olá como alguns sabem sou uma pessoa que fui bastante ativa e cheio de energia, mas canalizei minha energia para o trabalho e hoje estou canalizando para coisas mais simples. Isso aconteceu a algum tempo quando alguns eventos começaram a afetar minha maneira de pensar em como encarar a vida e como ele é realmente.

Seguindo essa ideia acabei me tornando mais produtivo e adotando metodologias que me fazem sentir muito bem comigo mesmo e aos poucos foi contagiando as pessoas que estavam ao meu lado, o que é muito bom ao meu ver.

Este texto é uma compilação de algumas práticas que li em alguns blogs como BuzzFeed e livros, como o A Mágica da Arrumação de Marie Kondo ou Vida Organizada da Thais Godinho.

ok, Vamos começar:

Acordar com bom humor

1. Desperte com música ao invés de um alarme de fábrica.

Quando era adolescente minha mãe tinha aqueles despertadores de corda, toda manhã ele tocava um som estridente e aquilo por si só já me deixava de mau humor, aí quando mais adulto comprei um digital que parecida uma alerta de usina nuclear, terrível também. Parecia que toda manhã tinha sair correndo. Depois com os smartphones comecei a colocar toques musicais e isso realmente me acalma bastante. Só uma dica, minha filha diz que não coloca sua música preferida, pois ela vai associar sempre em ter que levantar e ir para a escola. Então troca vez ou outra, assim também seu corpo não acostuma com esse som. Essa é uma boa dica para acordar mais disposto e ser mais produtivo mesmo. Vamos dançar logo pela manhã.

Playlist filme deadpool

2. Tenha playlists para cada momento

Se acordar com uma boa música já é legal, que tal ter algumas playlists para cada momento. Tenho playlists para a parte da manhã, quando estou tomando banho, preciso de músicas alto astral, para frente que deixam meu espírito preparado para vencer mais um dia. Pense em como é um manhã naqueles filmes alto astral. Depois coloco uma mais calma para tomar meu café da manhã, amo cozinhar ouvindo Jazz ou um MPB. Teste fazer algumas, o serviço de streaming de música spotfy pode lhe ajudar nesse assunto, e ainda é grátis.

smile rosas

3. Deixe seu celular com fotos engraçadas e/ou bonitas

O celular é um acessório que está a todo tempo em contato conosco. Muitos não desgrudam dele um só minuto e buscam até uma fuga nas redes sociais com memes e piadinhas para distrair um pouco. Esse hábito de dar uma olhadinha nas redes pode fazer com que cair na procrastinação, então o que fiz foi colocar papel de parede de coisas engraçadas, frases inspiradoras ou uma imagem de paisagem que me mantém zen. A primeira frase que coloquei foi. “Eu te chamei docinho?” e ao fundo tinha a imagem no macaco louco, das meninas super poderosas. hahhaha! Sim eu ainda amo desenhos animados.

Aproveite e tire as notificações automáticas do Facebook, Twitter, WhatsApp e outros, isso só te atrapalham no seu dia a dia.

segunda tela

4. A segunda tela é uma realidade, deixe o celular descansar

Muitos de nós mesmo assistindo uma série na netflix  ficamos de olha na segunda tela, nossos smartphones, isso já é mais que uma realidade. Minha dica aqui é… deixe seu celular em um outro cômodo quando estiver assistindo um filme, recebendo visitas, lendo um livro etc.

Isso faz com que vc economize dados para quando realmente tiver a necessidade de usar seus dados. Avise seu amigos que para te chamar, envie uma mensagem direta, assim você pode ouvir os alarmes sonoros ou a vibração e dar atenção verdadeira a quem deseja se comunicar com você.

Amigos

5. Saia com seus amigos para tomar um café

Primeiro que um cafezinho não é tão caro quando ir a um restaurante e eu até acho mais íntimo e informal. Chame seus amigos de trabalho ou seu amigos próximos para tomar um café na padaria local, quem sabe até mesmo na sua casa. Objetivo é sair da rotina e conversar coisas descontraídas, falar de um livro que leu ou da série que assistiu.

Faça isso pelo menos uma vez por mês e veja se não há uma melhora no seu humor.

seu caminho

6. Ande um pouco sem objetivo em mente

Eu gosto muito fazer esteira na academia, mas tudo isso me deixa em modo automático de exercício, como um compromisso. Quando comecei a caminhar pelo bairro sem muito objetivo, só mesmo pensando e refletindo tive uma mente mais relaxada e muito mais criativa.

Isso me fez sentir melhor e com muito mais produtivo quando retorno para casa e começo a trabalhar em meus textos para o blog.

Latinha de coca-cola

7. Tente fazer uma pequena mudança para melhor por semana

Adoro esses livros que falam do poder de se mudar comportamentos e hábitos negativos ou mesmo hábitos alimentares ou um que você não acha que está com seu novos valores. Só que essas mudanças tendem a ser radicais e não tão graduais. Por experiência, quando comecei a testar mudar pequenas coisas, aos poucos tive um resultado muito maior.

Minha esposa reclamava que deixava a toalha molhada na cama, comia pouca salada e trabalhava demais. O que fiz foi, esse semana não irei deixar a toalha molhada na cama e me mantive concentrado, aos poucos fui mudando e hoje não deixo mesmo mas a toalha na cama. Faça um teste e vá fazendo pequenas mudanças aos poucos. Sua produtividade vai ser enorme.

Caixa organizadora

8. Cada coisa em seu lugar

Quando era solteira e meu quarto era só meu, volta e meia ficava chateado com minha mãe que organizava minhas coisas. Eu sempre dizia, está bagunçado, mas eu sei onde está. Quando casei tentei manter minha bagunça organizada, mas toda manhã perguntava a minha esposa onde estava as chaves, a carteira, meu crachá do trabalho ou meus fones de ouvido.

Percebi que minha bagunça não era assim tão organizada… e ainda tinha ouvir minha esposa fazer os mesmos discursos que por anos ouvi da minha mãe.

Para resolver isso comecei a fazer as tais mudanças semanais e agora cada coisa vai para seu lugar, chaves no claviculário, carteira, chaves e crachá no meu armário e todo o restante vai para uma caixa que fica na mesa do meu escritório. Não vou dizer que vez ou outra não esqueço algo perdido pela casa, mas diminuiu muito.

Tocar viola

9. Tenha um lista de coisas que deseja fazer Algum dia qualquer

Uso muito listas de tarefas, minha agenda são listas programadas para serem executadas em determinados momentos e isso me ajuda muito. Mas tenho uma lista muito especial,que tenho que olhar quando estou relaxado ou quando me dá vontade de ver se não tenho algo a realizar fora da minha rotina. Esse é a lista mágica chamo de Algum dia. Nela estão ideias que quero fazer, pequenos sonhos e desejos como por exemplo: Importar pulseiras de contas ou assistir novamente o Senhor dos Anéis. São apenas pequenas coisas que sei que me farão feliz e que não são caras, não dependem de ninguém e muito menos de uma data em especial.

Banho

10. Um bom banho e perfumes

Não é atoa que na Bíblia quando se chegava uma visita na casa de alguém se lavava os pés e ainda os passava-se perfumes. Primeiro que além da higiene a água relaxa e alguns aromas nos fazem muito bem, mexem com nossos sentidos e até com nossas memórias.

Como hábito tomo um bom banho pela manhã, lavo minha cabeça pois adoro sentir a água fria e isso me relaxa, ao mesmo tempo que me inspira, ativa minha circulação. Deixo alguns segundos sem me ensaboar só sentindo mesmo a água. Depois fecho para passar o sabão e volto para enxaguar. Não termino sem antes colocar uma boa colônia amadeirada, minha esposa usa notas florais e adocicadas, amo o cheiro dela.

Hot Girls Wanted documentário NETFLIX

11. Que tal um documentário por mês?

Esse gênero de filme ou série que para alguns soa até como um palavrão, mas se permita assistir um ou outro e verá que esse conceito tende a mudar. Não vou ser hipócrita, tinha muito preconceito com documentário, me parecia filmes com baixo orçamento ou aquelas programas sensacionalista, tipo do Gugu. Entretanto, comecei a assistir alguns no Netflix, apenas como curiosidade mesmo, como por exemplo da máfia dos planos de saúde dos estados unidos, do problema das crianças obesas e das cidades mais violentas do mundo. Isso tudo me mostrou que o Brasil é cheio de problemas, que temos muita corrupção aqui, mas que lá fora, isso não é diferente, se não pior. Hoje assisto alguns sobre famílias que vivem de modo diferentes, de gurus de autoajuda e isso de alguma maneira me trás a sensação que amo ainda mais meu país, meu bairro e me dá vontade de fazer algo a mais para ajudas as pessoas, como esse texto por exemplo.

Assistir a documentários é bom para refletir sobre diversos assuntos e ainda é bom para poder argumentar com seus amigos, naquele café.

Caderno de agradecimento

12. Um caderno de agradecimentos

Este é um hábito que estou criando e está me fazendo muito bem, ter um caderno de agradecimentos me faz lembrar de tudo que foi positivo no meu dia. Nós por natureza guardamos tudo que foi ruim, acredito que seja uma auto defesa de nosso organismo. Para que não passemos novamente por aquela situação ruim, só que isso acaba sendo guardado e levado adiante. Claro, sei que muitas coisas estão fora do nosso controle e não há como não ficar chateado com a morte de ente querido, ou as notícias de violência que somos todos os dias expostos. Mas, quando pego meu evernote e começo a escrever agradecendo por coisas simples como por estar vivo, por ter um momento de paz para escrever, já me deixa bem melhor. Nessas horas aproveito para pedir forças e continuar minha vida.

Geralmente faço esse momento no final do dia, na cama ou mesmo na sala quando já tomei meu banho e estou relaxado para ir dormir, só que ainda não estou caindo pelas tabelas.

Se você for uma pessoa religiosa, pode aproveitar e fazer uma oração de agradecimento.

Casal feliz

13. Ria de você mesmo

Outro comportamento que me ajudou e ainda me ajuda é não levar tudo muito a sério. Rir um pouco de mim mesmo e das coisas que acontecem. Alguns chamam essa atitude de ser otimista, outros de ser bobo mesmo. Mas o importante é que quando comecei a levar a vida menos a sério comecei a ficar menos estressado. Hoje não quero estar certo o tempo todo e nem estar com a razão se isso irá magoar alguém, mesmo que esse alguém não seja tão importante para mim. Hoje me deixo ser ridículo, mais do que já fui, me permito dançar e cantar quando desejo. Respeito o direito de todos, não penso só em mim e tento me colocar no lugar do meu próximo.

Não confunda, por favor, ser uma pessoa de bem com a vida, com uma pessoa ser boba e deixar os outros te pisarem e tirarem proveito de você.

Apenas que muitas das situações, podem ser mais fáceis de lidar e que se deixar passar por tolo é mais inteligente que tenta provar a todos com arrogância que é o melhor.

Conclusão

Espero que tenha gostado de pelo menos uma das minhas dicas e que tente adotar algumas, sei que hábitos não são desenvolvidos de uma hora para outra, mas também sei que se persistir irá conseguir atingir o que pretende.

Dica

Se quer mesmo começar a mudar de hábitos assine o newsletter e receba toda semana informações sobre como usar metodologia para ser mais produtivo.

Quer saber mais sobre como mudar seus hábitos tenho duas recomendações:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s