Olá sou professor de artes digitais e leciono aulas sobre programas como photoshop, illustrator e como fazer artes que tem o objetivo transmitir uma sensação para quem as vê, poder ser, abrir o apetite ou quem sabe o fazer pensar em ter uma vida mais saudável.

Certa vez um aluno tinha mais ou menos uns 20 anos me perguntou o sobre quais as letras deveria escolher para criar um anúncio. Dei uma resposta rápida, sobre o assunto, não mais que 2 minutos sobre letras.

Na aula seguinte levei um livro com muitas estilos de letras para a turma ver durante o intervalo, indiquei um site de onde poderiam baixar fonts e instalar nos seus computadores, expliquei sobre a diferença entre cada tipo de arquivo de font e indiquei mais 3 livros sobre o assunto.

Passou alguns dias e no meu blog alguém alunos estavam comentado, falando bem das minhas aulas e de como era atencioso com eles.

Alguns chegaram a me indicar para parentes como designer gráfico, até chegar um convite para fazer uma palestra sobre criatividade em uma universidade aqui do Rio de Janeiro.

Mas o que tudo isso tem a ver com Marketing de conteúdo?

Naquela época, eu não sabia, mas estava fazendo Marketing de Conteúdo. Estava levando informações, relevantes para um grupo de pessoas corretos. Que tinham necessidade necessidade do que estava falando.

Então marketing de conteúdo é nutrir seus futuros, atuais e antigos clientes com informações que sejam verdadeiramente importantes para eles.

Quais são as ferramentas para isso?

  • Blog
  • Redes sociais
  • Mail Marketing

BLOG

Crie um blog, mesmo que já tenha um site. No blog você vai movimentar assuntos variados e dividi-los para atingir a jornada de compra de seus clientes. Mas isso irei falar em outro encontro nosso.

Minha recomendação para quem está começando é criar um no wordpress, além de ser grátis ele faz um bom trabalho de SEO, isso é faz seu blog ser mais facilmente encontrado no google.

Uma dica importante seu blog não pode ficar parado ser receber atualizações. Faça pelo menos uma vez por semana.

REDES SOCIAIS

Menina dos olhos de muitos, aqui sua marca deve ter presença constante e falar a língua do seu cliente.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Snapchat
  • Twitter
  • Periscope
  • SoundCloud
  • Linkedin

Recomendo focar em pelo menos duas no início, não sair colocando todos ao mesmo tempo para não perder tempo com algo que não irá lhe ajudar atingir seus objetivos.

FACEBOOK sem pensar duas vezes é a rede com mais usuários no momento e outra vai depender bastante do seu público alvo.

MAIL MARKETING

Pode parecer que o e-mail está morrendo em alguns caso, até pode ser mesmo, mas ele ainda é um meio de comunicação bem eficaz, principalmente se falarmos em automação, isso é enviar várias mensagens para um número grande de usuários. Não confunda com SPAM, que é quando lhe enviam algo sem permissão, aqui a ideia é receber conteúdo que veio do seu blog.

Para concluir

Crie informações que seja importante para seus clientes: Se você é uma cabeleireira, como manter por mais tempo o penteado ou quais produtos recomendar usar para melhorar os cachos. Se é um professor, como aprender sua matéria, indiquem filmes, músicas etc.

Há um caso de sucesso, que muitos estudam ao fazer cursos de marketing de conteúdo que é de uma empresa que vende piscinas. Eles começaram a fazer publicações falando de como tratar água de piscina, segurança com as crianças etc. Não falavam só de como escolher uma piscina.

Se você quer saber mais sobre marketing de conteúdo me siga nas redes sociais  Jasper Designer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s