Olá,
você sabe qual é a diferença entre atração e conteúdo?
Como assim você me pergunta? Claro, são coisas totalmente diferentes, Jasper.
Pode parecer, mas muita gente se engana, eu mesmo me enganei quando comecei a criar esse blog. Eu comecei a ver vários vídeos sobre lançamentos, como captar os e-mails etc. Eu estava aprendendo a atrair usando gatilhos e estratégias, mas estudado ainda mais descobri que esse trabalho todo poderia ser mais simples, porem não menos árduo. Que é a geração de conteúdo digno e verdadeiro para todos que me seguem.

Para o Marketing de conteúdo (content marketing) o importante é fidelizar o público, a audiência. Para que com isso tenha resultados como fixação da marca, brand awareness, gerar leads, converter em clientes, melhorar serviços para clientes, reter clientes, upsell do cliente e defensores da marca. Com a marca forte a decisão de compra do cliente é mais rápida e certeira.
Veja o exemplo de branding da Apple, quem ama o iPhone compra sem querer saber se existe realmente algo melhor no mercado. A experiência é tão boa que seus usuários nem querem saber de olhar para o lado.

Já o inbound marketing é focado em vendas. A ideia é atrair (inbound) para o chamado funil de vendas e não tanto em criar uma audiência, mas sim em chamar a atenção de vários potenciais interessados no produto ou serviço que está sendo ofertado, como os e-books grátis, chamados de iscas digitais. Essa é a estratégia mais comum, você cria um e-book ou uma planilha com dicas e para que a pessoa possa baixar deve lhe entregar um e-mail, esse e-mail irá para sua lista ou melhor, ela acabou de entrar no seu funil de vendas.
A partir daí a pessoa irá ser monitorada e chamada a descer mais no funil com novos e-mails, mais promoções até a chegada a hora da conversão.

Conclusão

O inbound faz parte do Content Marketing, você deve gerar conteúdo de grande valor, criar seguidores, defensores e atrair para a conversão em clientes.

Um dos maiores erros de quem está começando e pular a fase de NUTRIR

o cliente que é justamente a criação de um audiência fiel. Isso em muitas das vezes por demorar mais de 2, 3 meses no mínimo. Muitos passam logo para a parte de atração com seus e-books e planilhas, gerando com isso um grande número de leads desqualificados, isso é que nunca irão realmente comprar seu produto ou serviço e que até podem achar seu empresa é uma SPAMMER. Ou ainda que você só quer vender, e aqui ninguém gosta de vendedores, isso é fato.

Crie conteúdos e a atração para seu funil de vendas irá ser natural
Um abraço a todos até a próxima.

Se você quer ver mais conteúdo como esse me envie uma mensagem, compartilhe e assine o blog, deste modo você será avisado assim que tiver conteúdo novo.

Recomendo as leituras de dois artigos aqui no blog:

2 Itens muito importantes para atrair clientes

Exemplos simples do que é Marketing de conteúdo (O Novo Marketing)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s