A poucos dias li em um site sobre uma conversa que dois amigos tiveram a respeito de marketing de conteúdo e marketing de atração, foi mais ou menos assim:

Marketing de conteúdo e marketing de atração

Comparar marketing de conteúdo com o de atração é como comparar um fazendeiro de um caçador. Comentou o amigo, como assim respondeu o outro.
O fazendeiro olha a terra, nutre e todos os dias vai lá ver suas mudas, fica atento ao clima, olha vê se há pragas a volta e aos poucos vê sua plantação crescendo, quando está madura colhe seus frutos. Mas é um processo natural requer calma e é demorado, por outro lado ele sabe exatamente quando colher e quais são os melhores frutos. Legal, acho que esse é o certo não é mesmo? Mas conte-me sobre o caçador, fiquei curioso disse o amigo que ouvira até então.

O marketing de atração é mais como o caçador ele equipa com suas armas, verifica se elas estão funcionando bem, ele irá sair para o meio da floresta e coloca algumas armadilhas onde as presas geralmente passam com o intruito de as levar para mais perto dele, ele até pode imitar o som delas, ele tem que conseguir nem que seja um coelho ou uma codorna, o caçador é atento aos movimentos da presa, observa atentamente e na hora certa dá o tiro. Mas ele pode errar e assim espantar todos os outras que estavam a sua volta e não pode deixar o tempo passar pois rapidamente ira escurece. A vantagem é que ele já colocou armadilhas e pode ser que quando ele chagar tenha alguma caça apenas esperando para ser abatida, dependendo do dia pode ser muito farto. Com os olhos bem atentos o amigo que só estava ouvindo diz: – Puxa, que ótimo ser caçador. Imagine um dia de negócios fartos, mas qual você acha melhor? Qual você me recomendaria?

O amigo que inciou a conversa então conclui: O melhor é ser um fazendeiro caçador.
Você deve nutrir sua audiência, criar seguidores, fãs, fazer a plantação crescer e dar bons frutos, mas ela demora. Enquanto isso, saia um pouco, coloque algumas armadilhas, sempre há uma boa caça para o dia. E assim nunca ficará sem o que lhe alimenta.

Os amigos sorriram e tomaram uma belo gole de café e começaram a conversar de como poderiam aplicar essas estratégias em suas empresas. Mas isso é outra história que conto em outra oportunidade.

Considerações

Como vimos o ideial é usar o marketing de atração e o de conteúido como uma ferramenta de marketing para seu negócio. O que sabemos é que o marketing de conteúdo educa e encanta seus clientes e isso é o fundamental para o seu sucesso.

Parte dessa história de hoje foi baseada em uma assunto no site Imasters e recomendo outros dois assuntos aqui do site e que tiveram relevância nas comunidades de Marketing do Linkedin, Adaptação do Marketing Digital e Dicas para anúnciar sem gastar nada

Boa semana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s