Olá, tenho 3 histórias da minha época de infância que lembro quando penso em marketing, personas e posicionamento. Leia com atenção e no final irei lhe explicar o que elas tem a ver com o marketing de conteúdo.

Quando era pequeno, ainda na pré-adolescência, minha mãe me mandava ir a feira fazer compras era um compromisso de toda semana. Chegando na feira livre, você ouvia: – Olha a fruta, fruta docinha, fruta fresquinha. Tão certo ir experimentar e de suculenta, comprava. Outra história que fica muito na minha memória é de um vendedor de picolés de praia ofertando sabor leite moça. Era mais ou mesmo assim: – MOÇA! EI MOÇAAAA. E ainda é de uma vendedora de pasteis que saía de casa já anunciando que o produto estava acabando e peregrinava pelas ruas quase que o dia todo em busca de vender todos os seus pasteis.

Mas que papo é esse?

No primeiro caso o feirante estava no lugar certo com personas qualificadas, isso é, que todos estavam dispostos a comprar, quem está na feira é para fazer compras, a comunicação é direta com público alvo.

No segundo caso, o vendedor de picolés conseguiu chamar a atenção de um público especifico, quando ele chama MOÇA! Várias mulheres ativam sua atenção, pois é uma linguagem muito comum para chamar uma pessoa que não se conhece, mas que deseja lhe informar algo. Ele fez uma persona para seu produto. Mesmo não estando em um local onde o objetivo é consumir picolés. As pessoas estão dispostas, mesmo que não fosse o intuito principal, a comprar para se refrescar.

No terceiro caso a senhora do pastel, começou mal. Gritando na rua, tinha que caminhar muito, não tinha horário era muito trabalho, muito esforço para se comunicar e muito das vezes voltar com produtos na cesta, prejuízo. Ela não estava falando com ninguém, um vez ou outra alguém comprava seus pastéis. Ela não tinha definido sua persona ou mesmo seu posicionamento, sei que naquela época e sendo uma pessoa humilde sem conhecimento algum de marketing, ela tentava fazer o que lhe parecia o mais certo, ou que lhe parecia mais comum. Entretanto, quando ela nota que as 10hs da manhã as pessoas que trabalhavam na barbearia, nos salões de beleza e em outras lojas sentem aquela fomezinha antes do almoço, ela encontra seu posicionamento e ainda encontra as personas.

O que isso tem a ver com Marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é muito funcional, uma das mais impactantes estratégias que você pode usar para alavancar seus negócios. É hoje uma das principais ferramentas de grandes empresas e até posso dizer é a trás mais resultados na conversão de vendas. Só que, se não for direcionada corretamente, posicionamento, para o público certo, personas, não terá a efetividade verdadeira e irá lhe deixar frustado e o que é pior ter desperdício de dinheiro.

Importante:

  1. Posicionamento. Defina como irá se posicionar no seu mercado, encontre um nicho. Digamos que você tem uma loja de roupas, identifique se quem compra são mais homens ou mulheres, que tipo de roupa eles compram mais. Foque neles no início, depois quando estiver com publico consolidado, aí sim vale a diversificação.
  2. Personas. Agora pense como seu cliente pensa, existe uma ferramenta chamada gráfico de empatia, com ele você tenta identificar o que a persona sente, vê e ouve. Isso vai ajudar a se comunicar com esses clientes e assim ficar mais fácil produzir conteúdo direcionado para eles.

Conclusão

Para que o marketing de conteúdo seja eficiente você deverá criar conteúdo significativo, isso é que realmente faça diferença e distribuir nos diversos canais como blog e redes sociais, entretanto esse conteúdo não deve ser algo que simplesmente fale do seu produto/serviço, ele tem que atender algo especifico usando a linguagem desse público. O canal vai ser onde esse grupo de personas irão ser encontradas e o conteúdo vai ser a linguagem direcionada para eles.

Claro ainda temos que falar de como encontrar as personas nos canais, como direcionar sua mensagem para esse grupo, mas isso deixo para um próximo post.

Por fim, deixo algumas recomendações de leitura:
Adaptação do Marketing de conteúdo
3 Super dicas de como anunciar sem gastar nada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s