Estamos em uma era em que velhas e novas técnicas de marketing se misturam, na verdade o que irei mostrar aqui são técnicas que muitas empresas e muitos profissionais esqueceram com o passar do tempo e que mais do que nunca estamos comprovando que são mais importantes que gastar rios de dinheiro sem obter o resultado desejado.

Essas 3 técnicas estão atualmente sendo o canal de empresas grandes e principalmente multinacionais, isso por que elas sabem que o terreno delas estava sendo tomado pelos pequenos e micros empresários, aqueles de bairro e de cidades pequenas. E são essas técnicas do novo marketing que você vai descobrir o segredo agora.

1. Seja um farol para seu amigos

A primeira técnica é essa que chamo de farol, o farol tem a função de guiar navios durante a noite e principalmente durante dias de nevoeiro. Ele é um ponto seguro. Ser um farol é ser a pessoa ou empresa que ajuda e guia principalmente seu amigos e colegas. Aqui você é ser reconhecido como uma autoridade no assunto e ainda mais, é uma autoridade de muita confiança que seus amigos podem lhe indicar como um profissional para outros amigos.

Se você tem uma loja de roupas pode ser a pessoa que indica como conservar melhor os tecidos, se é um dono de loja de equipamentos de informática pode ajudar seus amigos a montar um computador sob medida com o melhor custo/benefício. Quem é contator, ajude a fazer os temíveis cálculos do IR, se é um designer tire dúvidas e assim por diante. Se você quer discutir comigo sobre seu negócio e ter ideias deixe aqui no comentários.
O objetivo dessa técnica é ser reconhecido como um especialista mais próximo que seus amigos confiem e principalmente lhe indiquem é voltar ao famoso marketing boca a boca.

2. Use as novas mídias como um novo canal

A segunda técnica é usar os novos canais como um meio de comunicação entre esses amigos e agora também com seus atuais e futuros clientes.
Os novos canais estão nas redes sociais e não confunda com as redes sociais. Deixe um canal livre com seus amigos para tirar dúvidas sobre o tipo de produto/serviço que você faz.
Post dicas, compartilhe assuntos relevantes que tenham a ver com o que você faz.

Por exemplo: Um boleira poderia compartilhar sobre receitas ou sobre como conservar frutas frescas as mesmas que ela usa para fazer seus bolos. Uma loja de biscoitos pode compartilhar técnicas de como dobrar pontas das embalagens para guardar aquele restinho de biscoito ou como ter botes de biscoito que podem ser usados para decorar a sala de estar.

O objetivo aqui é usar esses novos meio para atingir um número muito maior de pessoas que além de lhe conhecer, conhecerem melhor o que você faz.
ALERTA! Só cuidado para não fazer de modo exagerado, isso pode afastar as pessoas que te seguem.

3. Regularidade da comunicação

Você já notou que certos comerciais de TV sempre passam no mesmo horário? Que alguns Post sempre surgem em certos momentos, que os melhores vídeos do YouTube sobem em certos dias da semana. Essa é a técnica da regularidade. Aqui você dever ser regular, nosso cérebro depois de treinado, aguarda ansioso por algo que recebe sempre no mesmo momento. Isso tem a ver em gastar menos energia. Mas isso é assunto para outra hora.
O importante é que você deve criar horários regulares para conversar com seus amigos na técnica do Farol, você pode falar que na sua loja todo mês vai ter um workshop sobre algo relevante. Você deve postar sempre todo dia em determinada hora ou ter postagem num determinado dia da semana. Isso vai fazer com que seus seguidores aguardem esse momento.

Por exemplo. Um loja sobre troca de óleo pode fazer workshop de dois em dois meses sobre motores e carros de alta performance, reunir pessoas que curtem carro etc. Um churrasqueiro de espetinhos (famosos churrasquinhos de rua) pode postar todos os dias na hora que está saído os primeiros espetinhos uma foto no Instagram ou em um grupo no WhatsApp.

Sei que manter essa regularidade reger disciplina para ajudar existem técnicas como a GTD e a Pomodoros, há também apps que podem te ajudar como o Wunderlist ou o Google Keep. Para saber mais sobre esses métodos e esses apps é só clicar nos links aqui abaixo.

Bem, chegamos ao final dessas 3 técnicas matadoras, que são usadas por diversas empresas e por grandes profissionais. Espero que você comece hoje a usar essas técnicas e conte aqui ou em qualquer outro dos meus canais o que você fez e quais foram seus resultados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s