Um problema recorrente que escuto de colegas e alunos é não ter tempo para estudar ou fazer algum trabalho. Todos se sentem atolados em coisas para fazer, assistir, ler ou ir. Mas como saber o que deve ser realmente feito?

Para saber o que deve ser realmente feito ou qual a sua maior prioridade use o que chamamos de Ui, Nui, Uni, NuNi – ok, parece o gigante do João e o pé de feijão falando. Mas esse sistema é muito simples e fácil de ser aplicado, vamos começar.
  1. Como sempre, faça a lista de coisas que deseja e coisa que tem que fazer, principalmente do que tem que fazer.
  2. Depois faça uma cruz no meio de uma folha de papel e coloque da esquerda para a direita, Ui, Nui, Uni, NuNi. Mas o que isso quer dizer?

    Ui
    Urgente e Importante – Coloque nesse quadrante todas as tarefas que são urgentes e importantes, geralmente são as que causam maior estres e frustamento caso não realizadas agora ou o mais rápido possível.
    Aqui geralmente vai estar a pesquisa que tem que fazer, ler o livro para o TCC e até mesmo lembrar de enviar a resposta para um cliente. (AGORA)

    Nui
    Não Urgente e Importante – Aqui você deve colocar todos as tarefas IMPORTANTES, mas que não é urgente, isso é você tem tempo para realizar essa tarefa. Estes podem ser feitos mais tarde ou outro dia.
    Aquela gravata que você tem que comprar para o casamento de seu melhor amigo, as flores que você vai dar para sua namorada ou lembrar pagar a conta que ainda vai vencer. Cuidado, se você não fizer no dia ou no momento em que agendou ele vai acabar virando Ui. (DEPOIS)

    Uni
    Urgente e Não Importante – Este grupo são para coisas urgentes, mas que não são tão importantes. Geralmente aqui ficam as coisas solicitadas por alguém ou para alguém. Pedir para seu amigo enviar os trabalhos para o professor, quando seu chefe que pede para enviar um relatório “urgente” do seu trabalho ou mesmo assistir aquele vídeo sobre treinamento que dizem vai ser debatido na reunião de RH. (DELEGAR/DELEGADO)

    NuNiNão Urgente e Não Importante – Depois de tudo vai sobrar geralmente as coisas que mais gostamos de fazer. Não são urgentes e muito menos importantes. Aqui está aquela partidinha com os amigos on-line, assistir ao sua série favorita. Aqui fica geralmente o que lhe da mais prazer. Você pode fazer a qualquer momento e deve fazer somente quando as outras forem concluídas ou tiver um tempo ocioso. Cuidado, aqui geralmente entram as redes sociais também. (NÃO FAZ DIFERENÇA)

  3. Agora que você conseguiu colocar cada coisa em seu quadrante e hora de colocar a mão na massa. Comece fazendo tudo que está no Ui, depois no Nui, terminando passe para o Uni e relaxe fazendo os NuNi. Eu tenho uma variável desse sistema usando horários na minha agenda. Faço pela manhã meus Ui, na parte da Tarde os Nui e no fim do dia os Uni. Os NuNi faço na noitinha depois das aulas de arte que ministro.
uinuiuninuni
Você pode juntar com a técnica Pômodoro para criar janelas de focus, isso é bem produtivo.

One thought on “Dicas valiosas para descobrir o que deve ser realizado. Quais são suas prioridades?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s