Olá,
recentemente estou dando aulas para jovens e principalmente para jovens que estão se preparando para serem novos designers e aí que surgem suas grandes dúvidas uma delas é: COMO CRIAR UM PORTFÓLIO ONLINE para apresentar meus trabalhos aos meus clientes ou para aqueles que querem contratar?
Sendo assim, vou tentar responder essa pergunta nesse post lhes apresentando duas ferramentas. A primeira é o WordPress, criação de um blog com páginas e a segunda opção será o Carbonmade (em outro post), um portfólio online fácil de usar.

Pegue uma xícara de café e vamos começar… vamos lá?

WordPress
O serviço de criação de blogs wordpress é um dos mais famosos e utilizados por profissionais de todo o mundo e principalmente por pessoas que sem nenhum conhecimento especializado em linguagens como html5 ou ccs3, possam publicar suas ideias de maneira fácil e intuitiva.
Vamos deixar claro que existem dois tipos distintos de conta no serviço um .com e um .org. A grosso modo o wordpress.com é um serviço online na qual se usa a plataforma para publicações simples e será esse que irei descrever e o wordpress.org que é um serviço no qual se usa a plataforma de publicação é baixada para seu computador e usando conhecimentos especializados se pode criar sites muito mais profissionais e personalizados.

O primeiro passo é criar uma conta no site de maneira simples:

br.wordpress.com

 

site=

 

  • clique em criar um site
  • Na próxima página que se abrirá coloque seu e-mail
  • Crie um nome de usuário (faça um fácil de se lembrar usando números e letras)
  • Crie um nome fácil para seu blog (site). Evite nomes como CachorroDoidao, Garotadorioamelhor ou Meudesignmelhordetodos. Quanto mais curto melhor e quanto mais direto também, algo como joaosdg (João Silva Design Gráfico) ou PJSdesign (Portfólio do João Silva Design) poderiam ser boas escolhas. Outro tipo de nome que deveria descartar nesse momento são os Soufreela ou Freelasforever.
  • Depois desses pequenos passos chegará em sua caixa de correio eletrônico uma mensagem do wordpress.com para que seja confirmado seu cadastro. Clique no link para finalizar seu cadastro e começar a publicar. Aqui vale uma ressalva, o wordpress pode pedir um número de telefone móvel (celular), isso serve para sua segurança, pois é para esse número que o WP irá enviar um código verificador. Isto ocorre para aumentar a segurança do seu site.

Seu primeiro blog ou site já está criado, agora é hora de fazer alguns ajustes.

Na clique em meus sites e em seguida vá em Temas.

sites2

none

sketch

  • Clique na guia …MAIS, e selecione Grátis, deste modo você só verá os temas que estão disponíveis para as contas free, o que são muitos.
  • Olhe bem para cada tema e ao ver um que tenha a tudo haver com seu estilo e trabalhos clique sobre a imagem
  • Abrirá uma página mostrando algumas informações sobre o tema que você quer aplicar, nessa página há informações de tamanho de imagens e exemplos de sites que usam esse tema.
  • Clique em EXPERIMENTAR para ver como o site funcionaria para seu trabalho, eu recomendo que teste vários. Gostando basta apenas ATIVAR.

Pronto seu site com um tema bem legal já está pronto, agora vamos recheá-lo com seus trabalhos, que é o muito importante.

new

Clique em adicionar um post em seguida o wordpress irá abrir uma nova página ou uma nova aba em seu navegador. Nessa nova janela que é bem intuitiva faça o seguinte:

  • Faça um Título Nome do seu trabalho. Ex.: Combate Ryu vs Ken, digamos que vc fez um desenho desses lutadores ou algo bem chamativo como coração explosivo.
  • Adicione uma mídia, nesse caso será uma imagem digitalizada no formato JPG que deverá estar no seu computador. Faça os ajustes necessários.
  • Faça uma descrição do seu trabalho logo abaixo da imagem, fale quais técnicas usou se foi photoshop, illustrartor, vetorização, pintura digital, se usou caneta digitalizadora e principalmente se foi um estudo, se foi um trabalho acadêmico ou para um cliente, inclusive se foi para aquela sua tia que lhe pediu para vetorizar o mickey para a festinha da sua sobrinha.
  • Insira uma TAG ou Categoria, aqui vale pensar em que tipo de trabalho é. Ilustração, Diagramação, Pintura Digital, Sites, Hotsites, etc. Você deve pensar em como categorizar, criar conjuntos de trabalhos, que podem ser depois facilmente encontrados, como fossem pastas no seu sistema operacional.
  • Faça um revisão de texto, veja a imagem e se tudo estiver correto clique em PUBLICAR.

Agora seu primeiro trabalho está online, repita este processo com pelo menos mais 10 trabalhos. Seu Portfólio já está funcionando. Agora cópie o seu endereço do blog e distribua para todos.
Um abraço para todos até mais.

2 thoughts on “WordPress para criar seu portifólio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s