Listas de tarefas e de projetos no Splanner (Android)


Bom dia a todos que acompanham o blog e um bom carnaval a todos. Nessa semana vou falar sobre um aplicativo nativo do Galaxy Note 2, a Splanner uma agenda completa e com alguns recursos bem legais.

4. Air View - S Planner_Low

Primeiro deixe-me dizer que sou um baixador de apps compulsivo, sim, baixo muitos apps por semana e os testo, mexo em seus recursos pelo simples prazer de aprender o que eles são capazes de fazer, um louco eu sei, sei e não tenho nenhum problema com isso. (=

Então pensei em fazer o oposto, agora vou testar os apps nativos e usar até o potencial máximo deles, ou o meu. E vou começar pelo aplicativo que mais gosto no GN2, a Splanner.

Uso a Splanner pois estou implantando um método de gerenciamento de rotina GTD (Getting Things Done) um método que consiste em criar lista de tarefas, mas não é só isso, outro dia faço um post sobre esse método completinho. Uso também para criar listas de projetos e gerenciar minhas tarefas da Unipro e do MBA.

Já baixei alguns outros apps bem legais e que me ajudam muito nesse processo, um deles é o Wunderlist. Já fiz um post sobre este sotf e há muitos outros, mas o meu foco aqui é ver o que o Splanner pode fazer.

Um dos primeiros pontos positivos é a Splanner poder sincronizar com a sua Google Agenda ou com seu Hotmail Outlook Calendar do SkyDrive. Eu utilizo mais a Google Agenda, apenas por hábito, não posso dizer que uma é melhor ou não que a outra, deixo isso para o gosto pessoal de cada um. Um destaque é que na Google Agenda não consigo sincronizar as tarefas o que no outlook calendar funciona sem problema.

8007368307_2710968b44_z

Você pode escolher quais calendários quer ver na sua Splanner ou oculta-lós a qualquer momento para que se possa deixar mais limpo seu display. Eu pessoalmente deixo apenas algumas já que tenho um número calendários muito grande.

calAntes de descrever alguns truques deixe-me falar sobre um elemento muito bacana do GN2, que é poder usar sua spen para fazer algumas anotações.

Como se pode ver na imagem ao lado se pode escrever, fazer anotações e até desenhos. O único “problema” é que essas anotações ficam apenas em um camada a parte, como estivesse em um acetato sobre a sua agenda, você tem que ativar esse modo e desativar quando desejar fazer alterações no compromisso ou na tarefa. Vou ser sincero. Isso me deixou um pouco desapontado, pois tenho que ativar ou desativar esse recurso, algo que poderia ser automático ao se usar a Spen. Fora isso é algo que realmente vale a pena experimentar o recurso.

Agora vamos aos truques e dicas que acabei descobrindo com o uso dia-a-dia da Splanner.

Compromissos, Listas de tarefas, grupos e listas de projetos

s-plannerListas de compromissos são algo bem simples. Na agenda há um ícone de uma seta na parte superior da planner que faz um menu deslizante aparecer, que está dividido em Ano, Mês, Semana, dia, Lista e Tarefas.

Basta tocar na aba listas e então adicionar uma lista (Compromissos) em uma agenda. Aquelas que foram sincronizadas com o Google agenda ou com alguma que foi criada no próprio GN2.

Nessa tela, se pode ver todas as listas de compromissos e também as tarefas, mas eu prefiro apenas ver os compromissos, que estão ordenados por data.

Alterando para a listas de tarefas se pode criar as famosos listas que são usadas no método GTD. Adicione tocando no ícone “+”. Essas são listas com campo de marcação de conclusão. Um detalhe importante, há como criar um deadline, um deadline é uma data final para a tarefa ser concluída. A minha única questão aqui é que se você passar da deadline a Splanner não irá marcar como vencida e você terá que fazer manualmente as anotações referentes aos dias que passaram da data prevista para o fim da tarefa. Não fica nem em vermelho ao mostra qualquer outro destaque. Isso pode ser ruim para quem não tem o hábito de checar suas listas pelo menos uma vez ao dia.

Grupos

Os grupos são uma maneira de gerenciar suas tarefas em categorias ou por contexto. O que é isso?

Simplesmente são os lugares ou condições em que o grupo, categoria ou contexto se encontra. Por exemplo o grupo casa/lar é usada quando estou em casa, o grupo Trabalho quando estou no trabalho e o grupo Shopping quando estou passeando pelo shopping aqui das proximidades. Você pode criar quantos grupos desejar como por exemplo escola, curso, clube e etc. Quando você estiver em um destes locais basta olha na agenda e ver o que tem para se fazer. Ou você pode usar também os grupos como Depois do Almoço, Depois do Trabalho, Depois do Futebol. Assim sempre que terminar um evento você poderá ver na sua agenda qual grupo e quais tarefas deste grupo você irá executar.

Para criar os grupos é bem simples: Na tela de tarefas toque no “menu”, aquele botão digital no canto inferior esquerdo do seu GN2. Ele geralmente abre uma menu deslizante que está dividido em Ordenar por, Apagar, Sincronizar, GRUPOS, excluir tarefas e configurações.

Toque em grupos e em seguida criar grupos. Pronto, seu grupo ou contexto foi criado. Agora, quando vc for criar uma tarefa simples escolha o grupo em que ela se encaixe melhor.

Listas de projetos DEPOIS DA ATUALIZAÇÃO ESSA FUNÇÃO NÃO ESTÁ MAIS FUNCIONANDO.

Esse foi um achado para mim no Galaxy Note 2, ou na Splanner, já que acredito que seja um aplicativo Android padrão.

Eu chamo de listas de projetos, pois as utilizo para gerenciar projetos, mas são listas simples com sublistas. Por exemplo em cria uma tarefa chamada Supermercado ou Compras do mês e depois vou adicionando os itens das compras. O mesmo vale para os meus projetos que dependem de várias ações para serem concluídas.

O truque aqui é bem simples: Cria um tarefa e logo em seguida adicione um sublista, em seguida toque por alguns segundo na sublista até o menu popup aparecer. Toque em INDENTAR. Isso fará com que a tarefa de uma indentação, um recuo, ficando logo abaixo da tarefa principal. Repita esse processo em cada uma das sublistas que for criando. O legal deste processo é que quando você marcar a última subtarefa, automaticamente a tarefa principal se marcará como concluída.

Bem, estou testando mais e mais funções e espero ter ajudado com a sua Splanner e também mostrado um pouco do que estou aprendendo com o método GTD.

GALAXY-Note-II-Expression-Tools-1-Official-Hands-on-YouTube.mp4_000435066-525x295

Para terminar este aqui é um recurso que tem uma boa intensão, mas por não poder alterar os ícones quase não a utilizo pois acho um pouco infantil essas etiquetas. Quando você está criando um compromisso, há bem ao lado uma estrela (favoritos?) tocando nela abre uma nova tela com vários ícones para etiquetar seu compromisso. Uma ótima ideia, mas como disse, falta poder baixar outros ícones mais corporativos ou mais minimalistas.

É isso aí meus queridos leitores até a próxima.

9 thoughts on “Listas de tarefas e de projetos no Splanner (Android)

  1. Eu confesso que gostei muito do app exceto por uma coisa. Os eventos do facebook não são editáveis. Mesmo que eu apague o evento (que as vezes nem evento é) no computador, ele mesmo eu logando novamente, sincronizando etc e tal, os eventos que apaguei continuam aparecendo lá, não atualiza. É uma pena, porque o legal é poder parabenizar os amigos aniversariantes e etc, coisa que eu tive que desativar por causa dessa falha aí…

    1. Eu realmente não ativei o calendário do Facebook, pq minha agenda ficou super poluída, o mesmo tive que fazer com o outlook. Mas vou dar uma olhada e ver se tem alguma solução e publicarei aqui no blog. Obrigadão ae pelo comentário.

  2. Jasper, me auxilia em uma questão. Comprei um S4 Mini. Não consigo sincronizar as tarefas cadastradas no Splanner com a agenda do google (gmail). Os eventos sao sincronizados, mas as tarefas não. Tem algum problema de configuração?

    Atenciosamente,

    Fabio Dall Orto

    1. Quanto as tarefas, não há como sincronizar. É uma reclamação mundial. Nos fóruns da samsung essa não função é vista como um desleixo. Mas vc pode usar o Wunderlist

  3. Sempre usei as listas de tarefas do SPlanner pelo meu celular. Mas, depois que atualizei para o Lollipop, não está mais disponível a aba lateral “tarefas” e só consigo visualizar, pelo calendário, aquelas tarefas que têm deadline. Não visualizo mais as tarefas sem data de término. Alguém sabe como resolver esse problema?

  4. Sempre usei as listas de tarefas do SPlanner pelo meu celular. Mas, depois que atualizei para o Lollipop, não está mais disponível a aba lateral “tarefas” e só consigo visualizar, pelo calendário, aquelas tarefas que têm deadline. Não visualizo mais as tarefas sem data de término. Alguém sabe como resolver esse problema?

    1. Oi O meu Splanner já tinha dado problemas antes. Minha dica é vc mudar para Wunderlist um dos melhores que já usei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s