Flor de lis: Significados e um estudo sobre a marca do Jasper (tatoo)


marca_jasper_m Muitas pessoas me questionam sobre o que é ou o que quer dizer a flor-de-lis, principalmente a que tenho tatuada em meu braço como meu símbolo pessoal e quem sabe de minha futura empresa.

Primeiro tenho que informar que como designer, fiz um estudo antes de escolher o símbolo que uso e que pretendo manter em minha futura empresa. Dentre vários estudos de símbolos como a águia, o leão, a cruz e o grifo a flor de lis, foi a a que mais me identifica e vou lhes mostrar o porquê:

1) Cristianismo

“Uma vez que Nosso Senhor Jesus Cristo quer, mais do que todos os outros reinos, iluminar a França pela , pela Sabedoria e pela Cavalaria, os Reis de França adquiriram o hábito de trazer sobre suas armas a Flor de Lis com três pétalas, como se elas afirmassem ao mundo inteiro: Fé, Sabedoria e Cavalaria são, pela graça de Deus, mais abundantes em nosso reino do que nos outros. As duas pétalas da Flor de Lis que se encontram de cada lado, significam Sabedoria e Cavalaria que garantem e defendem a terceira pétala colocada no meio, mais longa e mais alta, e que significa a Fé; porque esta deve ser governada pela Sabedoria e defendida pela Cavalaria”.

Por causa de seus três pontos, também pode simbolizar a Santíssima Trindade e da ressurreição. Na França, ele passou a representar a realeza.

FÉ: Minha Fé em Deus e em tudo que ele faz por mim e pela minha vida

Sabedoria: Muito além da inteligência, a sabedoria é um intuito, uma mescla de conhecimentos, aprendizados e experiências que a vida lhe trás. Para mim também está relacionado a minha conversão ao cristianismo (Senhor Jesus).

Cavalaria: Presteza, cordialidade e ajuda ao próximo, pode ser também convertido por honra, o sentimento mais precioso para com seus valores. Para mim estas frases são minha honra. “ Amarás a teu próximo com a ti mesmo” (Mateus 22:39) e "O Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei" (João 15:12).

2) Escotismo

É o símbolo do movimento escoteiro, as três pétalas representando os três pilares da promessa escoteira e o apontar para o Norte em mapas e bússolas, mostra para onde o jovem deve ir, sempre para cima.

*Promessa do escoteiro

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião
Obedecer a lei do escoteiro"

*Sempre para cima

“Este é o meu foco na vida, sempre olhar para a frente e
sempre ir para “cima”, se tormar cada
vez melhor”.

Fé • Sabedoria • Valor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s