Organize sua vida para… o ano novo.


Esta matéria saiu na Você S/A de 2008, mas está tão atual que achei legal publicá-la aqui no blog. Isso pq acabei faz um mês e poucos dias do meu aniversário e os planos foram revistos.

Se você planejar desde já, a sua agenda do ano que vem terá espaço para compromissos, novos desafios e para a tão sonhada viagem no Carnaval

Chegamos em dezembro. Ufa! Que correria. E, então, conseguiu cumprir o que tinha planejado para este ano? Almoçou com as pessoas que queria, fez aquele curso de atualização que tanto desejou, cuidou da saúde? Esta é a época do ano em que a maioria das pessoas aproveita para fazer um balanço e avaliar se deu a atenção a todas as áreas da vida. É também a hora de planejar o ano que se inicia. “A reflexão é importante para que você possa liderar a sua vida.

Caso contrário, ela será conduzida por seu chefe, pelo cônjuge ou por seus filhos”, diz Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey Brasil e especialista em gerenciamento do tempo. Se você planejou bem a sua agenda, certamente terá um balanço positivo e poderá acrescentar novos desafios para o ano que vem. Acrescentar? Sim, por que não? Com um bom gerenciamento das suas atividades, isso é possível. Disciplina é a palavra de ordem para a qual muitos torcem o nariz, mas que garante que o planejamento seja colocado em prática. “Dizem que a rotina mata a criatividade, mas eu discordo”, diz Carlos Fusco, de 42 anos, gerente-geral da Orthofix, multinacional americana que fabrica produtos médico-hospitalares.

Carlos fez uma reviravolta em sua vida. Agora, tem mais tempo para si mesmo e para a família. A seguir, você vai conhecer depoimentos de pessoas que conseguem administrar bem o tempo, mesmo tendo uma rotina bastante atribulada. Confira as dicas e bom 2009!

PONTO DE PARTIDA
Se o tempo é inelástico, a melhor forma para administrá-lo bem é estabelecer prioridades. Para isso, o melhor caminho é pensar sobre elas. “As pessoas precisam pensar nos papéis que desempenham na vida, colocá- los em ordem de importância e, a partir daí, estabelecer um prazo para cumprir cada missão”, diz Paulo, da FranklinCovey Brasil. O consultor e escritor Renato Bernhoeft, autor de Desperdiçadores de Tempo (Editora Nobel), diz que costuma orientar colegas e clientes a fazer duas pausas para reflexão no ano — uma no aniversário e a outra na transição para o ano seguinte. Nesses momentos, Renato recomenda que se avalie a vida profissional, conjugal, familiar e pessoal. “Aquela área que causou mais desconforto é a que deve ser trabalhada, revista e melhorada”, diz o consultor.

UMA BOA AGENDA AJUDA BEM

Alguns hábitos podem tornar o dia-a-dia mais fácil. Veja os conselhos da escritora norte-americana Jamie Novak, autora do livro 1.000 Dicas para Administrar Melhor Sua Vida (Editora Prumo):

  • Dedique um tempo para anotar seus compromissos na agenda: aniversários, férias, feriados, festas e outros compromissos recorrentes. Marque também o que você precisa providenciar para aquele encontro com a antecedência necessária. Por exemplo, se você vai a uma festa de aniversário, anote uma semana antes que você precisa comprar o presente. Isso evita correrias de última hora.
  • Para garantir que você tenha tempo livre para atividades pessoais, bloqueie na agenda pelo menos um dia do fim de semana em duas noites por mês.
  • Escolha três objetivos para dedicar-se nos próximos três meses. Mais do que isso poderá deixá-lo desanimado. No final do período, faça uma avaliação para ver se conseguiu o que pretendia, se precisa fazer alguns ajustes ou prolongar os prazos.
  • Faça uma lista de dez coisas quer fazer no ano. Pode ser algo para a sua vida profissional, como um curso ou desenvolver uma nova habilidade. Ou para a vida pessoal, como aprender desenho ou aderir a um clube.
  • Organize o seu escritório, jogue papéis velhos fora e arrume suas gavetas. Em casa, certifique-se de que tudo à sua volta reflete quem você é hoje. As roupas que estão no seu guarda-roupas são do seu tamanho? Você gosta delas? Elas combinam com o seu estilo atual? Cerifique-se de que as gavetas e armários de sua cozinha estão organizados de forma a deixar tudo o que você precisa a mão.

NO DIA-A-DIA
Saiba como planejar o seu dia-a-dia para evitar a perda de tempo:

  • Dedique de 5 a 10 minutos por dia para planejar-se. Isso pode ser no próprio dia pela manhã ou na noite anterior.
  • Faça uma lista de tarefas possível de ser cumprida, com não mais do que sete ou oito itens. Isso evita frustrações.
  • Diga não à procrastinação. Procure resolver rapidamente as tarefas chatas ou delegue funções para não ficar angustiado e estressado ao pensar nelas.
  • Evite fazer anotações em papéis soltos e adesivos de lembretes. Use uma agenda ou caderninho. Uma pesquisa diz que as pessoas perdem cerca de meia hora por dia buscando informações importantes por não saber onde as anotaram.

fonte: Você S.A

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s