Resolução de Imagens


Este será o primero de uma série de posts que irei fazer para aqueles que estão começando no mundo das artes gráficas e no mundo do photoshop. Para isso vamos começar bem, mas bem do início mesmo, pois não sei se todos os visitantes estão no mesmo nível.

Então onde seria o início disso tudo? Vendo alguns de meus livro e claro tendo como base meus clientes e alguns de meus estagiários resolvi por iniciar pela parte de resolução e tamanho de imagem.
Isso mesmo há muita confussão entre resolução e tamanho de imagem, então vamos lá.

Resolução de imagem: É o número de pixels que estabelecem seus detalhes. A resolução é determinada pelas dimensões ou número de pixels ao longo da largura e altura de uma imagem. Os pixels são aqueles “quadradinhos” que formam uma imagem.
O número de pixels por unidade de comprimento em uma imagem é chamado RESOLUÇÃO DE IMAGEM, normalmente medido em pixels polegada (ppi). Uma imagem com uma alta resolução tem mais pixels (e por tanto, um tamanho maior de arquivo) do que uma mesma imagem com dimensões com baixa resolução. Imagem geralmente variam de 300 ppi (alta) a 72 ppi (baixa).

LEMBRE-SE:
Para nós que trabalhamos com impressos o ideal é se trabalhar com 300 ppi.

IMPORTANTE:
A resolução do monitor geralmente é menor que as manipuladas no photoshop ou em outros programas de tratamento de imagem, assim como em alguns visualizadores, por isso a imagem com uma boa resolução 300 ppi, são monstradas muito maior que as telas no monitor. Isso acontece porque os monitores trabalham normalmente com uma resolução de 72-96 ppi o que é excelente para a visualização de imagens para web e para se mostrar na tela, mas são pessímas para impressos.

Exemplos:
Uma imagem com 1×1 polegadas em 144 ppi, aparecerá na tela como 2×2 porque a resolução de tela é de 72 ppi.

Uma imagem com 5×5 polegadas (12×12 cm) em 300 ppi será mostrada com 21 polegadas (53×53 cm) em um no monitor de 72 ppi.

Isso pode criar uma ilusão quanto a resolução para quem não entende de resolução. O que costuma acontecer são fotografos amadores usando suas máquinas digitais configuradas para caberem mais imagens em seus cartões de memória. O que isso quer dizer? Menor o tamanho do arquivo, menor a resolução. Maquinas fotográficas digitais amadoras salvam em sua maioria as imagens em JPG 72 ppi.
Por hoje é só.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s