Indicações de literatura para quem deseja mais informação sobre tipos e livros


Ler sempre é bom e para nós designers nunca é demais se manter atualizado ou ter fontes que possam dar mais “brilho” aos nossos conhecimetos.

Hoje indico dois livros que li e que estão na minha mesa para uma breve consulta se necessário.

 

ELEMENTOS do ESTILO TIPOGRÁFICO, vesão 3.0, autor: Robert Bringhurst editira: cosacnaify, 423 páginas.
Tradução, prefácio à edição brasileira e glossário inglês-português: André Stolarski

Livro de enorme sucesso, traduzido para línguas como russo e grego e já em sua terceira edição revista (ou "versão 3.0"), finalmente é publicado em português, inaugurando série desta editora sobre design de produto e tipografia.

Escrita, projetada e composta pelo tipógrafo, ensaísta e poeta norte-americano Robert Bringhurst, a obra reúne e discute em profundidade os conhecimentos que a história da tipografia ocidental transformou em tradição ao longo dos últimos 600 anos, respaldado por uma linguagem deliciosamente acessível, que a tornou uma unanimidade entre os designers gráficos do mundo inteiro.

O título é inspirado em conceitos do filósofo Walter Benjamin. "O estilo literário é o poder de mover-se livremente pelo comprimento e pela largura do pensamento lingüístico sem deslizar para a banalidade. Estilo tipográfico, neste sentido amplo da palavra, não significa nenhum estilo em particular, ‘meu estilo’, ‘seu estilo’, ‘neoclássico’ ou ‘barroco’, mas o poder de mover-se livremente por todo o domínio da tipografia e de agir a cada passo de maneira graciosa e vital, sem ser banal", afirma Bringhurst.

É essa pretensão, de dar ao leitor as informações necessárias para alcançar essa liberdade instrumental e, sobretudo intelectual, o que diferencia o livro de Bringhurst dos manuais práticos, dos compêndios históricos e dos volumes introdutórios sobre o assunto.

Elementos sustenta sua afirmação de que não existe
problema tipográfico que não seja, também, problema de
linguagem, em um cabedal de informações práticas, que fornece desde o início: questões como o espacejamento de letras e palavras ou modos de recuar um parágrafo; tamanhos, estilos, famílias e contrastes das fontes de um texto; e muito mais.

O DESIGN DO LIVRO

Traduzido pela primeira vez, O Design do Livro foi organizado pelo premiado artista gráfico americano Richard Hendel. Nesta obra, ele e outros oito designers apresentam alguns de seus mais importantes projetos de livros comerciais e acadêmicos e revelam as soluções encontradas para chegar à melhor apresentação de cada uma dessas obras.
    Hendel analisa os problemas inerentes a vários tipos de projetos, como escolha do formato e tamanho dos livros, seleção dos tipos para texto e títulos, disposição da mancha na página e determinação de detalhes tipográficos, entre outros.
    Uma obra imprescindível para todos os profissionais do meio editorial, pois mostra que o desafio do designer de livros não é apenas criar algo diferente e bonito, mas descobrir a melhor forma de servir às palavras do autor.

Richard Hendel
é diretor de produção e designer da editora da University of North Carolina, Chapel Hill.
Medidas: 19 x 27,5 cm
Páginas: 224
Edição:
Ano: 2006
Assunto: Col. Artes do Livro 1, Design, Tipografia, Editoração
Encadernação: Capa dura

Technorati Marcas: ,

Blogblogs Marcas: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s