Dicas para ser um bom profissional de Design…


Alguns colegas e alguns usuários de comunidades volta e meia acabam se perguntando ou pedindo dicas de como ser um bom designer gráfico. Como ser mais criativo, mas capacitado, como ser mais organizado e como ser mais profissional.

A resposta na verdade todos nós já sabemos e por isso vale relembrar e para quem não sabe, é hora de aprender.

A primeira coisa que um dg deve ter é bom senso, ser crítico e porque não? Ter bom gosto. ;)

Para isso, leia bastante, pelo menos umas quatro revista por mês, de assuntos variados e observe tudo puder, seja crítico mas não chato. Analise o porque de um anúncio, o porque de layout de página, tente ententer a solução que o seu colega fez. Leia também revista e livros expecializados e de referência. Eu recomendo a Computer Arts e a Zupi em português, são ótimas para se ter como referência e tendência, mas nem tudo pode ser aplicado no seu dia-a-dia.

Outra gigantesca fonte de informação (é claro! :P) é a web… aqui há vários sites e ótimos portfólios que nós dg podemos usar como inspiração. Dentre os meus preferidos está o Abduzeedo e o Deviant Art, ambus têm imagens muito inspiradoras para seu trabalho. Além disso fóruns, comunidades e blogs (como este :D)são de grande utilidade para trocar dicas e informações com outros profissionais.

Quem mora nas grandes capitais pode ainda ir as diversas palestras e encontros de designer, no Rio de Janeiro o SENAC-Copacabana promove alguns encontros, assim como o instituto INFNET e CCBB. Nestes encontros os dg podem trocar idéias, conhecer gente nova e claro aumentar sua bagagem de conhecimentos.

Para quem está engatinhando em dg, recomendo fazer um curso profissionalizante ou uma graduação. Pois muitos acreditam que ser designer gráfico é estar o tempo todo na frente de um computador criando belas peças gráficas. Mas na verdade você fica muito na frente de um computador, sim talvez 70% do seu tempo. Entretanto não é só criando e sim gerenciando seu fluxo de trabalho, produzindo, enviando e-mails para clientes, dentre outras tarefas como verificar a parte de produção gráfica, fechamento e arquivo. Os 30% que não está no computador são os que realmente se usa para criar, rascunhar no papel e pesquisar nos catalogos.

Por fim, perseverança, disposição e sempre, muita fé em Deus.

Okzão!

Blogblogs Marcas:

  

Technorati Marcas:

Um comentário em “Dicas para ser um bom profissional de Design…

  1. Bom achei muito interessante, este post, pois sou um iniciante quase intermediario, pois estou atras da criatividade perfeita, e inspirações, o ruim que nao sei usar ainda todas as ferramentas, do tal Adobe Photoshop, pois, eu aprendo tudo sozinho tenho trabalhos de mais ou menos pra bons, mas ainda nao cheguei nos otimos..

    agradeço de coração… as dicas… abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s